Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa Francisco lamenta morte de Desmond Tutu

26/12/2021 11h39

O papa Francisco lamentou a morte do arcebispo anglicano Desmond Tutu, ocorrida neste domingo (26), e disse ter ficado "triste ao saber do falecimento".

Em telegrama, assinado pelo secretário de Estado Vaticano, cardeal Pietro Parolin, ao núncio na África do Sul, Peter Bryan Wells, o sumo-pontífice "ofereceu as condolências a sua família e aos seus entes queridos".

"Consciente do seu serviço ao Evangelho por meio da promoção da igualdade racial e da reconciliação na África do Sul, o Papa confia a sua alma à amável misericórdia do Deus Onipotente", diz ainda a mensagem.

Tutu foi um dos líderes do movimento pelo fim do apartheid, o regime que segregava pretos e brancos na África do Sul, tirando direitos da população negra, e recebeu um Nobel da Paz na década de 1980 por sua postura de não violência para a resolução do conflito racial.

Em 1995, já sob a presidência de Nelson Mandela, liderou a Comissão da Verdade e Reconciliação, que trouxe à tona inúmeros crimes e humilhações aos quais a população negra era submetida durante quase 40 anos.

O arcebispo faleceu após lutar, por cerca de 24 anos, contra um câncer.

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.