Papa Francisco lamenta morte de Desmond Tutu
O papa Francisco lamentou a morte do arcebispo anglicano Desmond Tutu, ocorrida neste domingo (26), e disse ter ficado "triste ao saber do falecimento".
Em telegrama, assinado pelo secretário de Estado Vaticano, cardeal Pietro Parolin, ao núncio na África do Sul, Peter Bryan Wells, o sumo-pontífice "ofereceu as condolências a sua família e aos seus entes queridos".
"Consciente do seu serviço ao Evangelho por meio da promoção da igualdade racial e da reconciliação na África do Sul, o Papa confia a sua alma à amável misericórdia do Deus Onipotente", diz ainda a mensagem.
Tutu foi um dos líderes do movimento pelo fim do apartheid, o regime que segregava pretos e brancos na África do Sul, tirando direitos da população negra, e recebeu um Nobel da Paz na década de 1980 por sua postura de não violência para a resolução do conflito racial.
Em 1995, já sob a presidência de Nelson Mandela, liderou a Comissão da Verdade e Reconciliação, que trouxe à tona inúmeros crimes e humilhações aos quais a população negra era submetida durante quase 40 anos.
O arcebispo faleceu após lutar, por cerca de 24 anos, contra um câncer.
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.