Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo Bolsonaro veta ajuda humanitária argentina à Bahia

30/12/2021 08h49

SÃO PAULO, 30 DEZ (ANSA) - O governo do presidente Jair Bolsonaro barrou nesta quarta-feira (29) o envio de ajuda humanitária da Argentina para a Bahia, que já registra 24 mortos e mais de 400 feridos nas chuvas e inundações dos últimos dias.   


O país vizinho havia prometido mandar imediatamente uma missão com 10 profissionais "especializados nas áreas de água e saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres", segundo o governador baiano, Rui Costa (PT).   


No entanto, a delegação precisava de autorização do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, que negou o pedido. De acordo com o Itamaraty, a crise na Bahia "está sendo enfrentada com a mobilização interna de todos os recursos financeiros e de pessoal necessários para as ações de assistência à população afetada".   


"Na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina", acrescentou o Ministério das Relações Exteriores.   


As chuvas na Bahia deixaram quase 100 mil desabrigados ou desalojados e provocaram centenas de milhões de reais em danos.   


O governo federal prometeu R$ 80 milhões para restaurar rodovias sob sua gestão, mas Rui Costa diz que são necessários pelo menos R$ 400 milhões, segundo a Folha de S. Paulo.   


Já o presidente Bolsonaro segue de férias em Santa Catarina, onde tem promovido aglomerações com apoiadores em clima de festa e feito passeios de moto aquática. (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.