Topo

Esse conteúdo é antigo

Vaticano acerta venda de prédio pivô de escândalo em Londres

28/01/2022 12h56

VATICANO, 28 JAN (ANSA) - O Vaticano vendeu um edifício em Londres que está no centro de um escândalo financeiro por suposto mau uso de donativos à Santa Sé.   

De acordo com o prefeito da Secretaria de Economia, padre Juan Antonio Guerrero Alves, o contrato já foi assinado. "Recebemos 10% do depósito, e tudo estará concluído em junho de 2022", declarou o sacerdote, sem revelar o valor da negociação.   

O imóvel havia sido adquirido por 350 milhões de euros, em operação feita com recursos do Óbolo de São Pedro, o sistema de arrecadação de donativos da Igreja Católica. Esse dinheiro é usado normalmente para ações de caridade.   

A negociação está no centro de um inquérito no Vaticano e já provocou a renúncia do poderoso cardeal Angelo Becciu ao cargo de prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e aos direitos do cardinalato.   

Na época da compra do prédio, Becciu era o "número 2" da Secretaria de Estado do Vaticano, principal dicastério da Cúria Romana e gestora do Óbolo de São Pedro.   

"O edifício foi vendido acima das avaliações que tínhamos feito no orçamento e de institutos especializados", acrescentou Alves, explicando que o Vaticano recebeu 16 ofertas pelo prédio.   

(ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.