Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa Francisco receberá premiê da Ucrânia no dia 27

Esse será o primeiro encontro de um líder do país em guerra com o pontífice desde que a invasão da Rússia começou, em fevereiro do ano passado. - Guglielmo Mangiapane/REUTERS
Esse será o primeiro encontro de um líder do país em guerra com o pontífice desde que a invasão da Rússia começou, em fevereiro do ano passado. Imagem: Guglielmo Mangiapane/REUTERS

24/04/2023 13h08

O papa Francisco receberá o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, na próxima quinta-feira (27) no Palácio Apostólico, no Vaticano, informa a Santa Sé nesta segunda-feira (24).

Esse será o primeiro encontro de um líder do governo país em guerra com o pontífice desde que a invasão da Rússia começou, em fevereiro do ano passado, e o segundo entre Jorge Mario Bergoglio e Shmyhal desde que ele foi empossado, em 2020. O encontro de março de 2021 aconteceu durante os conflitos na região ucraniana do Donbass.

O chefe da Igreja Católica tem sido uma das vozes mais ativas em defesa da "martirizada Ucrânia" e, além de pedir orações, já se ofereceu para intermediar as tratativas de paz. Por conta dessa postura, o governo russo ignorou os pedidos do Vaticano - inclusive de uma visita de Estado, e a Igreja Ortodoxa Russa fez uma série de críticas ao pontífice.

O encontro ocorre um dia depois de Shmyhal participar, em Roma, da Conferência Bilateral sobre a Reconstrução da Ucrânia e anunciar os resultados do encontro ao lado de sua homóloga italiana, Giorgia Meloni.

A conferência visa tanto arrecadar fundos para ajudar a reinstalar a infraestrutura destruída pelos ataques como debater planos de futuro, especialmente, com a União Europeia. O modelo de evento é similar aos já realizados por Alemanha e França.