Topo

'Quero meu filho de volta', diz pai do piloto de avião desaparecido

Suwarto, pai do piloto do avião da AirAsia que desapareceu entre a Indonésia e Cingapura - BBC
Suwarto, pai do piloto do avião da AirAsia que desapareceu entre a Indonésia e Cingapura Imagem: BBC

29/12/2014 09h10

Suwarto, o pai do piloto Iriyanto, que comandava o avião desaparecido da AirAsia, afirmou desejar que o filho retorne em segurança para casa. Mas disse também que se conformará essa for a "vontade de Deus".

"Eu quero que meu filho volte vivo e bem, mas se isso não acontecer, se Deus não quiser isso, está nas mãos do destino", disse ele em entrevista à BBC.

A última vez que Suwarto viu seu filho Iriyanto com vida foi na semana passada, no funeral de outro de seus filhos – que morreu em consequência de diabetes.

Iriyanto é considerado um piloto muito experiente, segundo Tony Fernandes, o Chefe Executivo da AirAsia. Ele possui no currículo 20.500 horas de voo – mais de 7 mil delas voadas em aeronaves da AirAsia.

No voo QZ8501 ele era auxiliado pelo copiloto francês Remi Emmanuel Plesel e por cinco tripulantes. Os passageiros abordo da aeronave somavam 155 pessoas.

"Meu filho não está sozinho no avião, se essa é a vontade de Deus (que o avião tenha caído) então que seja", afirmou Suwarto.

Buscas

O Airbus A320-200 voava de Surabaya, na Indonésia, para Cingapura, quando desapareceu na manhã de domingo (noite de sábado no Brasil).


Na última comunicação registrada entre aeronave e o controle de voo, Iriyanto ou Plesel (não se sabe exatamente qual dos dois), fez uma solicitação para mudar de rota – a fim de desviar de uma tempestade.

O chefe da agência que chefia as equipes de resgate, Bambang Soelistyo, afirmou que provavelmente o avião caiu no mar e afundou. A hipótese se baseia principalmente na trajetória e na última localização conhecida da aeronave.

Especialistas em aviação ouvidos pela BBC News levantaram a hipótese de que uma das principais causas do desaparecimento do avião seja uma forte tempestade.

As buscas pelo avião acidentado estão se concentrando no Mar de Java, entre as ilhas indonésias Belitung e Kalimantan. Aeronaves e embarcações de diversos países estão participando da operação.