Missão Perseverance em Marte: o que diz a mensagem escondida no paraquedas do robô - e outros segredos da expedição
A missão bem-sucedida da Nasa de trazer um robô de alta tecnologia a Marte também escondeu uma mensagem secreta e outros elementos simbólicos.
A Nasa, agência espacial americana, conseguiu realizar um importante avanço na exploração espacial na semana passada, quando seu robô Perseverance chegou a Marte, após uma jornada de quase 480 milhões de quilômetros iniciada em julho de 2020.
Esse é o robô mais sofisticado já enviado ao espaço e terá como objetivo buscar pistas sobre grandes dúvidas da ciência, como se há sinais concretos de vida microbiana passada em Marte.
- Como o robô Perseverance envia imagens de Marte (e por que a primeira foi tão ruim)
- As impressionantes fotos coloridas que o Perseverance está enviando de Marte
- Como será a missão do Perseverance, o robô explorador da Nasa que chega a Marte nesta quinta-feira
Centenas de milhares de pessoas acompanharam ao vivo o pouso do Perseverance e celebraram as primeiras imagens que chegaram da superfície do planeta vermelho. Mas poucos sabiam que o robô carrega uma mensagem secreta e criptografada em sua jornada.
O que diz a mensagem?
O robô Perseverance carrega uma mensagem escondida no paraquedas que costumava descer na superfície de Marte.
O paraquedas carregava padrões especiais em vermelho e branco que formam a frase secreta codificada: "Dare mighty things" (Ouse coisas poderosas, em inglês).
"Usando códigos binários, duas mensagens foram codificadas em branco neutro e laranja" no paraquedas, diz a página do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa, na Califórnia, nos Estados Unidos, que controla a missão Perseverance.
"Dare mighty things" é, por sinal, o lema do JPL e parte de um discurso do ex-presidente americano Theodore Roosevelt em 1899: "Muito melhor é ousar coisas poderosas, vencer gloriosos triunfos, mesmo que sob o risco do fracasso, do que enfileirar-se com os pobres de espírito que nem desfrutam nem sofrem muito, porque vivem em um crepúsculo cinza que não conhece nem a vitória nem a derrota" (em tradução livre).
Vários usuários da internet que são cientistas amadores afirmaram ter "decifrado o código" escondido e também ficaram estudando os padrões matemáticos no círculo colorido do paraquedas.
"Cada número binário (aqueles com apenas 0 e 1) corresponde a uma posição da letra do alfabeto, começando com 1." Então, seguindo esse código, a frase é formada. Em seguida, aparece uma coordenada que é o endereço do laboratório na Califórnia.
Mas esse código secreto não é a única mensagem oculta que parece ter sido colocada no robô enviado a Marte.
Existem mais cinco surpresas que foram incluídas a bordo.
1. Quase 11 milhões de nomes
Três microchips no Perseverance possuem 10.932.295 nomes.
Eles fazem parte da campanha "Envie seu nome a Marte" da Nasa.
Isso já é uma tradição da agência espacial em robôs para Marte. Anteriormente, o robô Curiosity carregou um microchip com 1,2 milhão de nomes.
Os microchips também contêm 155 ensaios de alunos que chegaram à final do concurso de nomes de espaçonaves, que foi vencido por Alex Mather, 13, da Virgínia.
2. Homenagem a profissionais de saúde
O Perseverance também presta homenagem aos profissionais de saúde que têm lutado contra a pandemia de covid-19.
O robô foi lançado ao espaço em julho de 2020, poucos meses depois que o vírus começou a afetar o mundo inteiro.
A equipe da Nasa quis reconhecer as pessoas da linha de frente da pandemia que ajudam a cuidar da população.
Para isso, uma placa de alumínio foi colocada no lado esquerdo do robô que mostra o caduceu, uma cobra enrolada em um bastão que é usado como símbolo da medicina nos Estados Unidos.
3. Mastcam-Z para enxergar melhor
Ao contrário dos itens homenageando profissionais de saúde, e que são decorativos, alguns dos objetos ocultos em Perseverança têm funções especiais.
Uma delas é a do Mastcam-Z, que são câmeras do robô para tirar fotos coloridas de Marte em alta definição.
Mas a Nasa também acrescentou uma mensagem importante ao Mastcam-Z: "Estamos sozinhos? Viemos aqui em busca de sinais de vida e coletar amostras de Marte para estudar na Terra. Para aqueles que nos seguem, desejamos a vocês uma boa viagem e alegria na descoberta".
A Mastcam-Z também carrega imagens das primeiras formas de vida na Terra, como cianobactérias, uma samambaia e um dinossauro e desenhos de um homem e uma mulher.
4. SHERLOC
A NASA também aderiu ao "geocaching", um jogo de caça ao tesouro com GPS para smartphone, e escondeu uma moeda especial a bordo do Perseverance.
A moeda faz parte do instrumento SHERLOC (Scanning Habitable Environments with Raman & Luminescence for Organics & Chemicals), que estuda a paisagem e a atmosfera de Marte e está marcada com o endereço do famoso detetive fictício, 221B Baker Street, em Londres.
O SHERLOC também está carregando uma parte de um meteorito marciano e quatro outras amostras de materiais de traje espacial. A Nasa observará para ver como cada material reage na superfície marciana.
5. SuperCam com um meteorito
Os cientistas que construíram o Perseverance SuperCam também adicionaram sua própria porção de um meteorito marciano.
O SuperCam é um instrumento a laser que atinge rochas e "solo" na superfície marciana para descobrir do que esse materiais são feitos.
Este pedaço de rocha em particular usado para calibração do SuperCam fez uma viagem de ida e volta para a Estação Espacial Internacional antes de os cientistas o acrescentarem ao Perseverance.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
https://www.youtube.com/watch?v=3dorHe98Hbo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.