Refugiados protestam na fronteira grega com Macedônia
Cerca de 300 requerentes de asilo protestaram neste domingo (28/02) contra as restrições impostas pelo governo da Macedônia. Homens, mulheres e crianças levantaram faixas com a mensagem "Abram as fronteiras" durante marcha numa ferrovia que liga a o norte da Grécia à Macedônia, forçando um trem a interromper a viagem.
"Estou há 17 dias na estrada com a minha família e minhas duas crianças. Eu não sei o que fazer", afirmou um refugiado sírio. As faixas também diziam "Nenhuma comida" e "Somos humanos, não animais".
Apenas 300 refugiados da Síria e do Iraque foram autorizados a entrar no país. Requerentes do Afeganistão têm sido rejeitados.
Neste domingo, o ministro de Imigração da Grécia, Yannis Mouzalas, afirmou que o número de refugiados e migrantes retidos no país pode chegar a 70 mil nas próximas semanas.
Segundo Mouzalas, um plano da Otan para impedir a travessia ilegal pelo mar Mediterrâneo até a costa grega poderia limitar o fluxo de estrangeiros no país. A Otan iniciou neste mês uma missão naval no Mar Egeu para combater traficantes de pessoas que levam imigrantes da costa da Turquia para países europeus.
"Se o plano da Otan for de fato implementado, seria possível reduzir o fluxo em cerca de 70%", disse Mouzalas.
KG/rtr/efe
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.