Justiça espanhola arquiva processo contra Neymar

Atacante era acusado de ocultar valor real pago por sua transferência do Santos ao Barcelona ao fundo brasileiro DIS. Juiz argumenta que denúncia sobre contratação não se encaixa em procedimento penal.

A Justiça espanhola arquivou nesta sexta-feira (08/07) um processo aberto contra Neymar por suspeita de corrupção na transferência do atacante do Santos para o Barcelona.

O juiz da Audiência Nacional José de la Mata justificou que, apesar de poder ter uma repercussão "esportiva, ética e disciplinar", a denúncia não se encaixa num procedimento penal.

Segundo De la Mata, a contratação de Neymar pelo Barcelona não afetou a livre-concorrência entre clubes, como argumentou a acusação.

No dia 7 junho, a Promotoria da Audiência Nacional da Espanha acusou Neymar de ocultar do fundo DIS, que administrava parte dos direitos esportivos do atacante, o preço pago por sua transferência do Santos para o clube espanhol.

O pai do atacante, Neymar da Silva Santos, sua mãe Nadine, os dirigentes do Barcelona Josep María Bartomeu e Sandro Rossel e os ex-dirigentes santistas Luis Álvaro de Oliveira e Odílio Rodríguez, além de Barcelona e Santos como pessoas jurídicas também foram denunciados. Eles prestaram depoimento em fevereiro e negaram as acusações.

O processo foi movido pelo DIS, que se considera lesado por supostamente não ter recebido a quantia que lhe cabia da transação envolvendo o atleta.

A empresa disse que deveria ter obtido 40% de todos os valores pagos pelo Santos ao Barcelona na transferência de Neymar, em 2013, mas parte do dinheiro teria sido ocultada.

O fundo afirma ter recebido esse percentual dos 17,1 milhões de euros que o clube catalão diz ter pagado pela transferência do brasileiro. Entretanto, as investigações da Audiência Nacional espanhola comprovaram que o valor real da transferência foi superior a 83 milhões de euros.

KG/efe/ap

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos