Justiça espanhola arquiva processo contra Neymar
A Justiça espanhola arquivou nesta sexta-feira (08/07) um processo aberto contra Neymar por suspeita de corrupção na transferência do atacante do Santos para o Barcelona.
O juiz da Audiência Nacional José de la Mata justificou que, apesar de poder ter uma repercussão "esportiva, ética e disciplinar", a denúncia não se encaixa num procedimento penal.
Segundo De la Mata, a contratação de Neymar pelo Barcelona não afetou a livre-concorrência entre clubes, como argumentou a acusação.
No dia 7 junho, a Promotoria da Audiência Nacional da Espanha acusou Neymar de ocultar do fundo DIS, que administrava parte dos direitos esportivos do atacante, o preço pago por sua transferência do Santos para o clube espanhol.
O pai do atacante, Neymar da Silva Santos, sua mãe Nadine, os dirigentes do Barcelona Josep María Bartomeu e Sandro Rossel e os ex-dirigentes santistas Luis Álvaro de Oliveira e Odílio Rodríguez, além de Barcelona e Santos como pessoas jurídicas também foram denunciados. Eles prestaram depoimento em fevereiro e negaram as acusações.
O processo foi movido pelo DIS, que se considera lesado por supostamente não ter recebido a quantia que lhe cabia da transação envolvendo o atleta.
A empresa disse que deveria ter obtido 40% de todos os valores pagos pelo Santos ao Barcelona na transferência de Neymar, em 2013, mas parte do dinheiro teria sido ocultada.
O fundo afirma ter recebido esse percentual dos 17,1 milhões de euros que o clube catalão diz ter pagado pela transferência do brasileiro. Entretanto, as investigações da Audiência Nacional espanhola comprovaram que o valor real da transferência foi superior a 83 milhões de euros.
KG/efe/ap
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.