Topo

+ Dilma vai ao Senado apresentar defesa; acompanhe +

Philip Verminnen

29/08/2016 08h21

Petista apresenta sua defesa da acusação de crime de responsabilidade, no que dever ser seu último discurso como presidente da República. Depois, ela será sabatinada por senadores. Acompanhe.

A presidente afastada Dilma Rousseff fala nesta segunda-feira (29/08) ao Senado, em seu último ato antes da sessão final do julgamento que, segundo previsões, deve selar seu afastamento definitivo do cargo.

Dilma apresenta sua defesa da acusação de crime de responsabilidade. Inicialmente, ela não queria ir ao Senado, mas foi convencida por aliados de que era uma oportunidade de defender sua gestão.

O depoimento encerra a fase da instrução do processo de impeachment. Depois, o julgamento passa à etapa final - com os debates entre acusação e defesa; declarações dos senadores; e a votação, marcada para terça-feira.

A última votação no plenário do Senado, em 10 de agosto, terminou com 59 votos favoráveis ao impedimento de Dilma e 21 contrários, levando a presidente a julgamento. São necessários 54 votos entre os 81 senadores para que a petista seja afastada definitivamente, e as estimativas da imprensa local são de que a oposição tem apoio mais do que suficiente.

Todas as atualizações estão no horário de Brasília. Para atualizar, pressione CTRL+ F5.

_________________

8h20 - O tempo de resposta de Dilma é livre e não será permitida réplica e tréplica. Dilma também poderá deixar de responder às indagações dos parlamentares. Mais da metade dos 81 senadores já se inscreveram para questionar Dilma Rousseff.

_________

8h14 - Depois da fala de Dilma, terão início os questionamentos dos senadores. Cada parlamentar terá até cinco minutos para fazer perguntas.

_________

8h10 - Dilma terá 30 minutos para fazer um pronunciamento, começando às 9h, mas não será interrompida se estourar esse tempo.