Deutsche Bahn é criticada por batizar trem de Anne Frank

  • Deutsche Bahn/Detlev Wecke

    Trens ICE da série 4 começarão a circular em dezembro na Alemanha

    Trens ICE da série 4 começarão a circular em dezembro na Alemanha

Escolha é de mau gosto e insensível, afirmam internautas, que lembram que muitos judeus foram transportados de trem para campos de concentração. Nome Karl Marx também gera polêmica.A empresa ferroviária alemã Deutsche Bahn está sendo duramente criticada por ter escolhido o nome Anne Frank para um de seus novos trens de alta velocidade ICE da série 4.

Os 25 trens, que começarão a circular em dezembro, terão nomes de personalidades da história alemã, como Albert Einstein, Marlene Dietrich, Heinrich Heine, Thomas Mann ou Konrad Adenauer, anunciou a empresa na sexta-feira passada (27).

Nas redes sociais, a opção por Anne Frank foi criticada como insensível e de mau gosto. Muitos judeus foram enviados para o extermínio em campos de concentração em trens da Deutsche Reichsbahn, antecessora da Deutsche Bahn.

A Deutsche Bahn defendeu a escolha e afirmou que Anne Frank "representa tolerância e uma convivência pacífica entre diferentes culturas, o que, em tempos como os atuais, é mais importante do que nunca".

A empresa lembrou que o nome foi um dos 2.500 sugeridos por mais de 19 mil pessoas que participaram de uma promoção para o batismo dos novos trens. A partir das sugestões, um júri escolheu os 25 nomes finais.

Nesta segunda-feira, a Fundação Anne Frank divulgou uma nota, em Amsterdã, sobre a escolha. "O batismo leva a controvérsias, o que compreendemos muito bem", afirma a organização, acrescentando que a associação do nome Anne Frank a um trem faz lembrar as deportações.

"Essa relação é dolorosa para pessoas que conviveram com as deportações e causa novas dores naqueles que precisam conviver com as consequências das deportações. Mas entendemos que iniciativas como essa costumar ter boas intenções", ponderou a fundação.

A família de Anne Frank foi deportada para o campo de concentração de Auschiwtz em 1944, e Anne foi morta mais tarde, em Bergen-Belsen, quando ela tinha 15 anos.

Usuários também criticaram a Deutsche Bahn por não ter pagado reparações por trabalho escravo durante o período nazista.

Outro nome que gerou polêmica nas redes sociais foi o do filósofo Karl Marx. Entre as piadas feitas pelos usuários está a pergunta se vai haver divisões por classes no trem que leva o nome do principal teórico do comunismo, no qual a luta de classes é um conceito central.

Estes são os 25 nomes escolhidos pelo júri:

Konrad Adenauer

Irmãos Scholl

Marlene Dietrich

Hildegard Knef

Fritz Walter

Ludwig Erhard

Elisabeth von Thüringen

Erich Kästner

Anne Frank

Adolph Kolping

Dietrich Bonhoeffer

Marie Juchacz

Käthe Kollwitz

Hannah Arendt

Margarete Steiff

Willy Brandt

Heinrich Heine

Thomas Mann

Bertha Benz

Karl Marx

Hedwig Dohm

Vicco von Bülow

Ludwig van Beethoven

Albert Einstein

Alexander von Humboldt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos