Topo

Pitadas: Engelsaugen, biscoitos natalinos com geleia

Luisa Frey

24/12/2017 10h12

Doce chamado literalmente de "olhos de anjo" é um dos mais tradicionais do Natal na Alemanha. Delicada massa amanteigada ganha um toque especial com geleia de frutas.As bolachinhas de Natal são uma das mais fortes tradições natalinas na Alemanha. Entre as mais populares estão os engelsaugen – olhos de anjo, na tradução literal.

O biscoito pode ser feito de duas maneiras. Ele pode consistir de um disco de massa amanteigada coberta de geleia e, por fim, de um anel de massa. E há receitas em que simplesmente se fazem pequenas bolinhas de massa com uma pequena cratera no meio, preenchida com geleia.

Seja como for, o resultado é de impressionar os olhos e o paladar. A massa leve e delicada – com um toque de limão e baunilha – combina perfeitamente com o sabor azedinho da geleia.

Costumam-se usar geleias de frutas vermelhas, como framboesa, mas você pode escolher a de sua preferência. Eu experimentei fazer os biscoitos com goiabada derretida com um pouco de água, e ficou uma delícia.

Combinadas com outras delícias natalinas, como spekulatius, zimsterne, vanillekipferl e lebkuchen, os engelsaugen costumam ajudar a compor um lindo prato de biscoitos servidos na noite de Natal.

Confira a receita:

Ingredientes (para cerca de 25 biscoitos)

200 g de farinha de trigo

1 gema

60 g de açúcar

1 colher (chá) de açúcar ou essência de baunilha

1 pitada de sal

Raspas de um limão

125 g de manteiga

100 g de geleia

20 g de açúcar de confeiteiro

Farinha para a superfície de trabalho

Modo de preparo

Peneirar a farinha sobre uma superfície de trabalho. Abrir um buraco no meio da farinha e despejar dentro a gema, o açúcar o açúcar ou essência de baunilha, o sal e as raspas de limão. Distribuir a manteiga em pedaços nas bordas do monte de farinha. Trabalhar todos os ingredientes com as mãos, até obter uma massa homogênea. Embrulhar a massa com filme-plástico e levar à geladeira por uma hora.

Abrir a massa sobre uma superfície enfarinhada. Com uma forma redonda de cerca de 5 centímetros de diâmetro (pode ser um copo de shot) cortar círculos na massa. Em metade deles, cortar o meio com uma forma redonda menor, de cerca de 2,5 centímetros de diâmetro.

Preaquecer o forno a 200 °C. Dispor os biscoitos sobre uma fôrma coberta com papel-manteiga e assá-los por cerca de oito minutos, até ficarem levemente dourados. Deixar esfriar.

Passar a geleia sobre os discos de biscoito e colocar com cuidado os anéis de massa por cima. Polvilhar os biscoitos com açúcar de confeiteiro peneirado.

Toda semana, a coluna Pitadas traz receitas, curiosidades e segredos da culinária europeia, contados por Luisa Frey, jornalista aspirante a mestre-cuca.

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App