Topo

Libéria elege ex-estrela do futebol presidente

28/12/2017 19h37

Ex-atacante do Milan George Weah, único africano eleito o melhor jogador de futebol do mundo, vence eleições presidenciais. Será a primeira transferência democrática de poder no país em sete décadas.O ex-atacante George Weah, único africano ganhador da Bola de Ouro de melhor jogador do mundo, foi eleito presidente da Libéria nesta quinta-feira (28/12).

Com 98% das urnas apuradas, Weah, do partido Congresso pela Mudança Democrática (CCD), obteve 61,5% do votos, contra 38,7% do atual vice-presidente, Joseph Boakai, do Partido da Unidade (PU).

A apuração completa será divulgada na sexta-feira, momento em que Weah será declarado sucessor oficial da atual chefe de Estado, Ellen Johnson-Sirleaf.

Goerge Weah cresceu na região de Clara Town, em Monróvia, e jogou pelo Milan, Paris Saint-Germain e Chelsea. Ele se tornou, em 1995, o único africano a vencer o prêmio de melhor jogador do ano da Fifa.

A história de superação de Weah inspirou os eleitores descontentes com o governo de 12 anos de Sirleaf, que acabou com anos de guerra civil, mas foi criticado por fracassar no combate à corrupção entre as elites e a pobreza.

O ex-jogador já havia vencido o primeiro turno das eleições, realizado em 10 de outubro, quando obteve 38,4% dos votos e deixou Boakai na segunda posição com 28,8% da preferência dos eleitores.

O segundo turno, disputado na última terça-feira, deveria ter ocorrido no dia 7 de novembro, mas foi adiado porque o terceiro candidato mais votado, Charles Brumskine (Partido pela Liberdade, PL), apresentou um recurso com acusações de fraude, que foram finalmente desconsideradas pelo Tribunal Supremo.

Mais de dois milhões de eleitores foram convocados às urnas para concluir a primeira transferência de poder entre dois presidentes escolhidos democraticamente em 73 anos na Libéria.

Com o anúncio do próximo presidente do país, está encerrado o mandato presidencial de Sirleaf, a única mulher que chegou a uma chefia de Estado na África, após vencer o pleito de 2005 e ser reeleita seis anos depois.

RPR/efe/rtr

=========

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App