O Brasil na imprensa alemã (25/01)

Julgamento de Lula é destaque na mídia da Alemanha: jornais destacam como dura derrota para o ex-presidente na Justiça torna o cenário político brasileiro ainda mais incerto.Frankfurter Allgemeine Zeitung: Condenado e, mesmo assim, decisivo na eleição

A derrota foi, para Lula, pior que o esperado. Uma coisa é certa: a condenação vai virar as eleições de outubro de cabeça para baixo. Lula não faz segredo de suas ambições de voltar ao Palácio do Planalto. E a polarização no Brasil, que, após sua condenação, vai se acentuar, pode até ajudar a ele e a seu partido.

Süddeutsche Zeitung: Tribunal confirma pena de Lula

O popular ex-presidente brasileiro pode ter que passar 12 anos na prisão. Entre especialistas, é incerto se ele ainda tem chance de entrar na eleição de outubro. A batalha judicial pode se estender por meses. A democracia brasileira está, assim, diante de uma situação sem precedentes. A campanha de Lula é um impasse jurídico, que ninguém sabe se estará decidido antes da eleição.

Die Welt: Caminho aberto para o Donald Trump brasileiro

Para Lula, ficará difícil manter de pé sua candidatura a presidente. O escândalo de corrupção, que atingiu quase todos os partidos brasileiros, fez a confiança nele e em outros políticos despencar acentuadamente. No fim, o presidente pode ser um outsider: o conservador de direita Jair Bolsonaro está em segundo nas pesquisas.

Handelsblatt: Dura sentença contra Lula

A campanha eleitoral começou agora, com um inesperado, claro e duro julgamento. Mas isso não vai impedir Lula de se candidatar e apresentar recursos – apesar de vários outros processos contra ele ainda estarem em andamento. O ex-líder sindical se vê como vítima de uma conspiração da mídia e da Justiça. Mas, com a sentença, o campo de ação para Lula na política foi restringido. Uma coisa acerta: Lula não vai abrir mão por vontade própria de sua candidatura. Para o político, há muito em jogo.

RPR/ots

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos