Topo

Movimento de "cidadãos do Reich" é maior do que se supunha

29/04/2018 08h55

Número estimado de adeptos do grupo antigovernamental alemão Reichsbürger saltou 80% em relação a dados divulgados em um relatório de 2016. Movimento ganhou destaque quando membro matou policial.As autoridades alemãs informaram que o grupo antigovernamental Reichsbürger é muito maior do que se imagina anteriormente. A estimativa do número de membros saltou 80% em relação a dados divulgados em 2016.

O serviço de inteligência doméstico da Alemanha, o Escritório Federal para a Proteção da Constituição (BfV, an sigla em alemão), estima agora que há cerca de 18 mil pessoas apoiando o movimento.

Um porta-voz do BfV disse ao jornal de Berlim Tagesspiegel no sábado (28/04) que pelo menos 950 deles foram classificados como extremistas de direita.

Em 2016, o BfV havia apontado que o número de pessoas que aderiram ao Reichsbürger, ou"Cidadãos do Reich", em 10.000, com 500 a 600 deles classificados como extremistas.

Leia também: Quem são os Reichsbürger?

O termo Reichsbürger é usado como um lema para um grupo de alemães que rejeitam a legitimidade do atual governo da Alemanha. Eles acreditam que as antigas fronteiras de 1937 do Império Alemão ainda existem legalmente e que o atual governo alemão é um fantoche administrativo artificial dos Aliados. Muitos apoiam ainda ideologias de extrema-direita ou antissemitas.

Mas esse aumento acentuado na estimativa de adeptos do movimento não significa que o Reichsbürger esteja atraindo um número grande de novos membros, advertiu o BfV.

O escritório aponta que investigações sobre a cena do Reichbürger, particularmente desde que um membro do grupo matou um policial na Baviera em 2016, revelaram mais elementos do grupo. Assim, um número maior de pessoas que já eram adeptas – mas que não eram conhecidas anteriormente pelas autoridades – acabaram sendo identificadas.

O porta-voz do BfV disse ao Tagesspiegel que cerca de 1.200 apoiadores do movimento possuíam licença para possuir armas. Desde o início de 2017, as autoridades cassaram as licenças para porte de 450 membros do Reichsbürger.

JPS/dpa

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App | Instagram