Topo

Polícia grega dispara gás lacrimogêneo para conter entrada de refugiados

29/02/2020 08h07

Polícia grega dispara gás lacrimogêneo para conter entrada de refugiados - Ação ocorre após Turquia anunciar que não pretende mais impedir fluxo de migrantes que tentam entrar na UE. Segundo Atenas, pelo menos 4.000 pessoas estão tentando cruzar a fronteira neste sábado.A polícia grega entrou neste sábado (29/02) em confronto com centenas de refugiados na fronteira do país com a Turquia. De acordo com autoridades de Atenas, cerca de 4.000 pessoas estão tentando hoje cruzar "ilegalmente” a divisa para chegar à União Europeia.

O confronto ocorre um dia após as autoridades da Turquia anunciarem que não pretendem mais impedir a passagem de refugiados em direção à UE.

A polícia grega disparou gás lacrimogêneo contra migrantes que se acumularam em uma passagem de fronteira no estado turco de Edirne. Também houve relatos de pedras sendo atiradas por refugiados nos policiais.

"A polícia de fronteira grega tem disparado pimenta/gás lacrimogêneo para barrar as pessoas", escreveu a correspondente da DW na Turquia, Julia Hahn, no Twitter.



"A situação é muito dramática", relatou Hahn. Ela também afirmou que "centenas de migrantes" tentaram entrar na terra de ninguém. "Alguns têm lágrimas nos olhos, tossem, outros parecem desmaiar", disse ela.

Ela testemunhou pessoas atravessando uma cerca na área da fronteira. "Não sei por que eles estão fazendo isso. Viemos aqui para construir uma nova vida, mas eles não nos deixam entrar", relatou um migrante afegão à jornalista.

A Grécia já havia reforçado a segurança na fronteira na sexta-feira, depois que a Turquia disse que não impediria mais os refugiados de cruzarem a Europa. A decisão ocorreu após a morte de 34 soldados turcos no norte da Síria.

"O governo fará o que for preciso para proteger suas fronteiras", disse o porta-voz do governo grego Stelios Petsas.

Neste sábado, o presidente Recep Tayyip Erdogan voltou a prometer cumprir sua ameaça de permitir que refugiados viajem livremente da Turquia para a Europa. Ele disse que a Turquia não pode mais lidar com o fluxo de pessoas que fogem da Síria devastada pela guerra civil.

"O que fizemos ontem? Abrimos as portas", disse Erdogan em Istambul em seus primeiros comentários desde que mais de três dezenas de soldados turcos foram mortos no norte da Síria. "Não vamos fechar essas portas. Por quê? Porque a União Europeia deve cumprir suas promessas."

JPS/dw/dpa

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
| App | Instagram | Newsletter