Topo

Estado Islâmico pede a muçulmanos que realizem ataques durante o Ramadã

23/06/2015 16h24

Beirute, 22 jun (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) pediu nesta terça-feira aos muçulmanos para que realizem ataques durante o mês de jejum do Ramadã, que começou na semana passada, em uma gravação de áudio de seu porta-voz, Abu Mohammed al Adnani.

Na gravação, cuja autenticidade não pôde ser comprovada, Adnani felicita aos fiéis pela chegada do Ramadã e lhes estimula a "conquistar neste mês sagrado e a se expor ao martírio".

O áudio, divulgado na internet, é intitulado "Oh, nosso povo, responda ao chamado de Alá".

Em seu discurso, Adnani insta os crentes a transformar este mês em "uma calamidade para os infiéis", entre os quais nomeia cristãos, xiitas e "muçulmanos apóstatas".

Dirigindo-se aos sunitas em geral, fez um pedido para que se levantem porque "os xiitas revelaram sua face real e sua agressão e rancor contra vós se tornou transparente".

Em sua opinião, "os cruzados", em referência aos países do Ocidente, "perderam a esperança de extinguir a jihad no Iraque", e por isso, acrescenta, decidiram vender este país ao Irã e aos curdos.

Adnani assegura ainda que sua organização não se importa se todo o mundo se unir contra ela: "Não nos desviaremos, nos machucarão, mas estamos apegados ao Corão e à sunna (tradição do profeta Maomé)".

Nas últimas semanas, o EI retrocedeu frente às forças curdas no norte da Síria, mas em sua gravação Adnani não faz menção expressa em nenhum momento a sua situação atual no território sírio.

Por outro lado, o porta-voz do grupo radical prevê que o domínio da cidade iraquiana de Haditha pelo EI pode ocorrer em qualquer momento e promete um indulto àqueles de seus oponentes que se rendam nesta cidade.

"Entreguem suas armas em Haditha e serão livres para abandonar Al-Anbar", declara Adnani, em referência à província iraquiana onde fica essa cidade.

Além disso, o porta-voz do EI pede aos muçulmanos de Líbano, Jordânia e Arábia Saudita que se rebelem contra seus "líderes apóstatas", e para que se lancem mais ataques no Iraque, na Síria e na Líbia.

Por fim, Adnani se dirigiu ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para alertar que "ao longo da história nunca ouvimos (falar de) revezes táticos. Mas te prometemos que no futuro haverá mais e mais revezes".

Este áudio de Adnani é divulgado quando se está a ponto de completar quase um ano da declaração de um califado por parte do EI em territórios sob seu controle no norte do Iraque e Síria.