Kerry se reunirá segunda-feira com chanceler cubano, mas não irá à embaixada
O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, receberá na próxima segunda-feira (20) o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, na primeira visita de um ministro de Relações Exteriores de Cuba ao Departamento de Estado americano em mais de meio século, confirmou o governo americano nesta sexta-feira (17).
Kerry não participará da cerimônia formal de reabertura da embaixada cubana em Washington na segunda-feira, mas depois receberá Rodríguez no Departamento de Estado e ambos darão uma entrevista coletiva, indicou hoje o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, em sua entrevista coletiva diária.
O governo cubano havia antecipado ontem que Rodríguez se reuniria com Kerry no Departamento de Estado na próxima segunda-feira, 20 de julho, mesmo dia em que os Estados Unidos e Cuba restabelecerão formalmente suas relações diplomáticas, rompidas desde 1961.
Segundo o porta-voz americano, Kerry e Rodríguez terão uma "conversa substancial" sobre a relação entre os dois países, a segunda reunião deles desde o anúncio da reaproximação bilateral, em 17 de dezembro.
O primeiro encontro entre eles aconteceu no Panamá, às vésperas da Cúpula das Américas em abril, a reunião de mais alto nível entre os governos dos dois países desde 1958.
A reunião de segunda-feira no Departamento de Estado "será muito mais o que um aperto de mãos e uma foto, e incluirá uma conversa significativa" sobre os recém-estreados laços, assegurou Kirby.
Entre os assuntos pendentes na relação, na perspectiva americana estão "as conversas sobre o acesso às telecomunicações, sobre assuntos de saúde e sobre migração, além do diálogo sobre direitos humanos", acrescentou o porta-voz.
Kerry deve viajar "em breve" a Havana para protagonizar a cerimônia formal de abertura da nova embaixada americana, que marcará a primeira visita de um secretário de Estado dos EUA a Cuba desde 1945, embora ainda não haja uma data fixada para o evento, segundo Kirby.
A secretária de Estado adjunta dos EUA para a América Latina, Roberta Jacobson, que liderou as negociações de restabelecimento das relações com Cuba, assistirá na segunda-feira à cerimônia de abertura da embaixada cubana em Washington, junto com outros funcionários do governo americano, explicou o porta-voz.
No evento de reabertura em Washington são esperados 500 americanos, incluídos legisladores convidados, e uma delegação de 30 cubanos, que incluem funcionários e personalidades como o cantor Silvio Rodríguez e o historiador de Havana, Eusebio Leal.
A embaixada dos Estados Unidos em Cuba começará a funcionar também na segunda-feira, mas sua abertura será mais simples do que a da missão cubana, pois os grandes festejos serão reservados para a visita de Kerry.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.