Manifestantes incendeiam embaixada da Arábia Saudita no Irã

  • Atta Kenare/AFP

    Manifestantes invadiram a embaixada saudita em Teerã após execução do clérigo xiita Nimr Baqir al Nimr

    Manifestantes invadiram a embaixada saudita em Teerã após execução do clérigo xiita Nimr Baqir al Nimr

A embaixada da Arábia Saudita em Teerã, a capital do Irã, foi atacada na noite deste sábado (2) por grupos de manifestantes que protestavam contra a execução no reino sunita do clérigo xiita Nimr Baqir al Nimr, um dos principais opositores do regime da família Saud e líder da Primavera Árabe no país.

Segundo a agência local Isna, os manifestantes se reuniram em frente à embaixada saudita gritando palavras de ordem contra o país. Algumas pessoas conseguiram entrar momentaneamente na sede da missão diplomática, onde foram registrados pequenos incêndios em seu interior devido ao lançamento de coquetéis molotov que, no entanto, foram controlados pelos bombeiros.

O Ministério das Relações Exteriores do Irã pediu calma à população depois que a polícia conseguiu dispersar os manifestantes enfurecidos e emitiu um comunicado no qual pediu respeito às embaixadas.

Horas antes, o Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita tinha convocado o embaixador iraniano em Riad para protestar contra "as declarações agressivas" que o porta-voz da chancelaria iraniana, Hossein Jaber Ansari, ofereceu para denunciar a execução, nas quais chegou a dizer que o governo saudita "pagará caro" por essa medida.

O governo do Irã, majoritariamente xiita e principal adversário regional da Arábia Saudita, que é de maioria sunita, também convocou posteriormente o encarregado de negócios do reino saudita.

Nimr foi executado hoje depois que a Corte Suprema da Arábia Saudita confirmou em outubro sua sentença de pena de morte por desobedecer às autoridades e instigar a violência sectária.

A execução do clérigo gerou protestos de toda a comunidade xiita no mundo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos