Coreia do Sul afirma que Coreia do Norte prepara 5º teste nuclear

Em Seul

  • Kyodo/Reuters

    Líder norte-coreano Kim Jong-un observa foguete lançado de base no nordeste da Coreia do Norte

    Líder norte-coreano Kim Jong-un observa foguete lançado de base no nordeste da Coreia do Norte

O Serviço de Inteligência da Coreia do Sul (NIS) anunciou neste domingo que a Coreia do Norte prepara um quinto teste nuclear, um mês depois de o país comunista detonar pela quarta vez um dispositivo atômico em seu território.

O anúncio da inteligência de Seul chegou horas depois de que Pyongyang lançar um satélite no espaço, uma ação que motivou a contundente condenação da comunidade internacional por considerá-la um teste de mísseis.

Agentes do NIS afirmaram, em reunião especial com deputados da Assembleia Nacional (parlamento), que o regime de Kim Jong-un se prepara para realizar o novo teste nuclear a qualquer momento, segundo a agência local Yonhap.

O anúncio foi feito no momento em que o Conselho de Segurança da ONU debate impor sanções à Coreia do Norte pelo teste nuclear de 6 de janeiro.

O organismo executivo das Nações Unidas também deve se reunir hoje em caráter de emergência em Nova York para abordar o lançamento espacial norte-coreano.

O Serviço de Inteligência da Coreia do Sul garantiu durante a sessão informativa no parlamento que o satélite pesa 200 quilos, um pouco mais que o primeiro dispositivo posto em órbita pela Coreia do Norte, em 2012.

Isto significaria que o artefato não é operacional por ter um peso muito reduzido, segundo a versão do NIS, que utilizou este argumento para qualificar o satélite como "inservível" e reafirmar a tese de que a nova aventura espacial do regime de Kim Jong-un foi um mero teste de mísseis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos