Leite é alvo de homofobia em meio à tragédia, e aliança LGBTI+ se manifesta
A Aliança Nacional LGBTI+ se solidarizou com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que tem sido alvo de homofobia em meio à tragédia causada pelas chuvas no estado.
O que aconteceu
Ofensas tentam associar desastre ao fato de o governador ser homossexual. Um vídeo que circula na internet mostra uma mulher alegando que a "ira de Deus" foi ativada contra o povo gaúcho pela eleição de Leite, que oficializou uma união estável no fim do ano passado com o médico capixaba Thalis Bolzan. A reportagem entrou em contato com a assessoria do governador do RS, e o texto será atualizado se houver um posicionamento.
Entidade diz que afirmações configuram discurso de ódio que não pode ser tolerado. A Aliança Nacional LGBTI+ pediu para que as autoridades investiguem e tomem providências contra esse tipo de discurso e lembram decisão do STF que aprovou uso de leis de racismo para punir homofobia.
Repudiamos veementemente as tentativas criminosas de associar a catástrofe natural que assola o estado ao fato de o governador ser um homem homossexual.
Essas afirmações, além de ignorantes e intolerantes, configuram um discurso de ódio que não pode ser tolerado em nossa sociedade.
Aliança Nacional LGBTI+
Leite foi o primeiro governador a se assumir homossexual. Ele falou sobre sua orientação sexual em entrevista ao "Conversa com Bial", da TV Globo, em 2021. "Nesse Brasil, com pouca integridade neste momento, a gente precisa debater o que se é. Para que se fique claro e não se tenha nada a esconder. Eu sou gay. Sou um governador gay, não sou um gay governador", declarou o tucano na ocasião.
Em janeiro de 2023, Leite foi à cerimônia de posse acompanhado do marido. Na ocasião, falou sobre a importância da família: "Sou muito feliz pela família que eu tenho e por ter o Thalis, que também compreende o quanto que a vida pública nos demanda, e também me estimula e me dá forças pra seguir em frente", afirmou na época, quando iniciou o seu segundo mandato como governador.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.