EUA descobrem túnel de 380 metros na fronteira entre Califórnia e México

Los Angeles (EUA), 23 mar (EFE).- Autoridades federais dos Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira a descoberta de um túnel entre Caléxico, na Califórnia, e Mexicali, no México, como resultado de uma longa investigação que incluiu várias agências locais e federais.

A procuradoria do Distrito Sul da Califórnia informou hoje que o túnel de aproximadamente 380 metros de extensão se prolongava de um restaurante em Mexicali até uma casa em Caléxico, a 274 metros da fronteira com o México.

A operação de descoberta do túnel, que estava operativo desde fevereiro segundo as autoridades, foi resultado de uma investigação conjunta entre vários órgãos federais americanos, como a Agência para o Controle de Drogas (DEA), o Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE) e a Patrulha de Fronteiras, entre outros.

Na operação de hoje foram detidas quatro pessoas, duas em Caléxico e duas em Nogales (Arizona), e se confiscou mais de uma tonelada de maconha com um valor aproximado de US$ 6 milhões, segundo informou a procuradoria.

No entanto, o túnel descoberto hoje não apresenta condições tecnológicas como outros similares descobertos em operações anteriores das autoridades no setor da fronteira sul da Califórnia.

Em abril de 2015 as autoridades descobriram um túnel com sofisticados recursos de tecnologia como ventilação, iluminação e um sistema de transporte que começava em Mexicali e desembocava em um canal perto de Caléxico.

Nessa ocasião os agentes detiveram um hondurenho, de 27 anos, e confiscaram 69 pacotes de metanfetamina com um valor nas ruas de cerca de US$ 695 mil.

Segundo a DEA, o denominado Cartel de Sinaloa do México controla o tráfico de drogas ao longo da fronteira com a Califórnia no Vale Imperial, rota estratégica por seu fácil acesso às estradas que conduzem tanto ao interior da Califórnia como do Arizona.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos