Homem preso por planejar atentado na França era próximo a Abdelhamid Abaaoud

Paris, 25 mar (EFE).- O homem preso na quinta-feira perto de Paris por planejar um atentado terrorista na França era próximo ao suposto coordenador dos ataques de novembro na capital do país, Abdelhamid Abaaoud, informou nesta sexta-feira a emissora "Itéle".

Ele foi identificado pela emissora como Reda Kriket, francês de 34 anos, e tinha sido condenado à revelia a cinco anos de prisão pela Bélgica junto a Abaaoud, após ter a emissão de uma ordem de prisão internacional contra ele em 2014 por seu envolvimento em uma rede de recrutamento jihadista.

Kriket era procurado há meses pelas forças de segurança francesas, que finalmente conseguiram prendê-lo na manhã de ontem em Boulogne-Billancourt, no oeste de Paris.

Horas mais tarde, a Polícia lançou uma grande operação de segurança em Argenteuil, ao norte da capital, onde encontraram armas pesadas e explosivos no apartamento de Kriket. O cordão de segurança policial foi mantido em torno do imóvel na manhã desta sexta-feira, e os vizinhos foram obrigados a deixar suas casas.

De acordo com o ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, a operação para a prisão de Kriket conseguiu desmantelar um projeto de atentado na França que estava em fase avançada.

Essa detenção, segundo indicou em entrevista coletiva, foi possível após uma investigação "minuciosa" iniciada há várias semanas, conduzida pela Direção Geral de Segurança Interior (DGSI), e feita "em cooperação estreita entre os serviços europeus".

Cazeneuve declarou que o detido é suspeito de estar muito implicado na tentativa de atentado frustrada e que "nenhum elemento factível" vincula por enquanto esse plano com os recentes ataques de Paris e Bruxelas.

"A investigação em andamento deverá estabelecer o alcance dessa organização criminosa e as eventuais cumplicidades. Corresponderá ao procurador de Paris divulgar novos elementos caso considere útil", comentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos