Mísseis atingem área do parlamento do Afeganistão, mas sem deixar vítimas

Cabul, 28 mar (EFE).- O novo edifício do parlamento do Afeganistão foi alvo de um ataque de três mísseis nesta segunda-feira, quando ocorria uma sessão do Legislativo, mas que não causou vítimas, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

Os mísseis foram lançados no começo da manhã de uma "área remota" e apenas um deles chegou a atingir o edifício do parlamento, afirmou o chefe de segurança do recinto, Abdul Ghafar Ghorzang.

"Um dos mísseis atingiu o edifício do parlamento e danificou uma pequena parte, mas, felizmente, não produziu vítimas", explicou Ghorzang.

Segundo o chefe de segurança, os insurgentes chegaram a lançar um quarto míssil, mas este não chegou a alcançar a área do parlamento.

A sessão no Legislativo continuou apesar do ataque e um dos parlamentares, Qadir Zazai, declarou que é "uma grande vergonha" que as forças de segurança afegãs não tenham capacidade para proteger um dos espaços mais importantes do país.

Um porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mujahid, reivindicou a autoria do ataque através de um comunicado e garantiu que os mísseis "alcançaram seu alvo" e causaram "muitas vítimas e baixas entre os inimigos". O grupo, no entanto, costuma exagerar sobre o alcance de suas ações.

O novo parlamento foi inaugurado em dezembro, apenas seis meses depois que o edifício do antigo Legislativo foi alvo de um ataque coordenado, quando um suicida se explodiu na entrada do recinto e outros seis tentaram invadir o local, mas foram abatidos pelas forças de segurança.

Naquela ação, sete insurgentes e dois civis morreram, enquanto outras 31 pessoas ficaram feridas. Na época, o governo afegão atribuiu o ataque à rede Haqqani, que está vinculada aos talibãs, mas possui certa autonomia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos