Tornado no Uruguai deixa 2 mortos, vários feridos e destrói casas

Em Montevidéu

  • Reprodução/Twitter @C5N

Pelo menos duas pessoas morreram, várias ficaram feridas e diversas casas foram destruídas nesta sexta-feira devido a um tornado na cidade de Dolores, no sudoeste do Uruguai, informaram à Agência Efe fontes do Corpo de Bombeiros.

Equipes de emergência de cidades vizinhas e de Montevidéu trabalham neste momento no atendimento a vítimas e não se descarta que haja mais mortes, segundo as fontes. Além disso, duas crianças estão em estado grave e foram transferidas a hospitais da capital do país, informou o secretário geral da presidência da República, Juan Andrés Roballo.

O Instituto Nacional de Meteorologia do Uruguai (Inumet) decretou alerta laranja para fortes tempestades e chuvas em quatro departamentos do país, entre eles o de Soriano (onde fica Dolores), além de Colônia, Flores e San José, todos no sudoeste.

O alerta não advertia para a possibilidade de um tornado, segundo os Bombeiros, mas sequências de ventos fortes, intensa atividade elétrica e ocasional precipitação de granizo.

"O governo está em estado de emergência. Foram disponibilizados todos os recursos necessários para que as pessoas possam ser atendidas em centros de saúde, e todos os órgãos nacionais e departamentais estão em operação em Soriano", declarou Roballo.

Veículos de imprensa locais informaram que, em meio à destruição provocada pelo tornado, houve saques em alguns estabelecimentos comerciais. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos