Topo

Cruz ganha apoio do governador de Indiana a 4 dias das primárias no estado

29/04/2016 16h43

Washington, 29 abr (EFE).- O pré-candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos Ted Cruz ganhou nesta sexta-feira o apoio do governador de Indiana, Mike Pence, apenas quatro dias antes de o estado realizar eleições primárias, nas quais o senador pelo Texas está praticamente obrigado a vencer para conter o avanço do empresário Donald Trump.

"Não sou contrário a ninguém, mas votarei em Ted Cruz", disse o governador de Indiana durante entrevista coletiva.

Pence classificou Cruz como um "conservador de princípios" e afirmou estar satisfeito de apoiá-lo na corrida presidencial republicana, cada vez mais ao alcance de Trump, após as vitórias arrasadoras obtidas nas primárias da última terça-feira.

O governador de Indiana explicou que realizou reuniões com os três pré-candidatos à indicação do partido: Trump, Cruz e o governador de Ohio, John Kasich. E que respeita todos eles.

"Quero, em particular, elogiar Donald Trump. Estou agradecido por sua voz no debate nacional", afirmou Pence.

Indiana decidirá nas suas primárias da próxima terça-feira o apoio de seus 57 delegados na convenção republicana, que será realizada em Cleveland (Ohio), sob um sistema no qual o vencedor leva todos. Se Trump vencer no estado, poderá chegar aos 1.237 delegados necessários para garantir a indicação antes da convenção, de acordo com os analistas.

De acordo com uma pesquisa do American Research Group divulgada hoje, Trump tem o apoio de 41% dos eleitores republicanos de Indiana, contra 32% de Cruz e 21% de Kasich.

Nesta semana, Cruz e Kasich anunciaram um pacto no qual o governador de Ohio se comprometeu a não investir recursos e esforços em Indiana para facilitar uma vitória do senador e conter Trump.

Por outro lado, a campanha de Cruz fará o mesmo nos estados do Oregon e Novo México, para liberar o caminho de Kasich.

Além disso, ciente de que Indiana pode ser decisiva, Cruz anunciou na quarta-feira o nome da ex-diretora-executiva da Hewlett-Packard (HP) Carly Fiorina como a vice em sua chapa caso consiga a indicação republicana à presidência.