Topo

Raúl Castro se reúne com dirigente do Partido do Trabalho da Coreia do Norte

25/05/2016 12h12

Havana, 25 mai (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, se reuniu nesta terça-feira em Havana com Kim Yong Chol, membro do Partido do Trabalho da Coreia do Norte (PTC) e enviado especial do líder Kim Jong-un, informou nesta quarta-feira a imprensa oficial da ilha.

Durante uma reunião "fraternal", Castro e Kim Yong Chol reafirmaram "o interesse der continuar aprofundando as históricas relações que unem os dois partidos, governos e povos", indica uma nota publicada nos principais meios de comunicação do país, todos estatais.

Junto ao também vice-presidente do Comitê Central do PTC, participaram da reunião com o líder cubano os membros do partido coreano Kim Jong Sik, Ri Yong Chol e o embaixador da nação asiática na ilha, Pak Chong Yul.

Pelo país caribenho estiveram presentes o número dois do Partido Comunista de Cuba (PCC), José Ramón Machado Ventura, o membro do Birô Político do Comitê Central dessa organização, Salvador Valdés Mesa, e José Ramón Balaguer, à frente das Relações Internacionais.

Segundo a nota, antes do encontro, o enviado especial de Kim Jong-un "informou sobre os resultados" do recente VII Congresso do Partido do Trabalho da Coreia e "conheceu o estipulado" no VII Congresso do Partido Comunista de Cuba, realizado em abril passado.

A Coreia do Norte conserva uma histórica relação com o país caribenho desde 1960.

Atualmente, o país asiático e a ilha caribenha têm convênios de cooperação em diversos setores, como educação, petróleo, agricultura e comércio, além de realizar vários intercâmbios diplomáticos e culturais.