Topo

Ministro israelense renuncia em protesto por coalizão com extrema-direita

27/05/2016 11h27

Jerusalém, 27 mai (EFE).- O ministro de Meio Ambiente de Israel, Avi Gabai, do partido mais moderado do Executivo israelense, anunciou nesta sexta-feira sua renúncia, alegando que fazia isso pela recente ampliação da coalizão governamental com uma legenda de extrema-direita.

Gabai condenou a recente designação do líder do partido ultradireitista Yisrael Beiteinu, Avigdor Lieberman, como ministro da Defesa e advertiu que essa decisão adotada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu poderia polarizar a sociedade israelense, segundo informaram veículos de comunicação locais.

"Vejo as recentes decisões políticas e a substituição do ministro da Defesa como graves atuações que ignoram o que é importante para a segurança nacional, e que ampliarão a brecha social", declarou Gabai hoje em um pronunciamento à imprensa.

Além disso, comentou que, em tais circunstâncias, "não posso ser parte desta linha de ação".

Gabai é fundador do partido Kulanu, liderado pelo ministro das Finanças, Moshé Kahlón, antigo membro do conservador Likud de Netanyahu, que criou a legenda com um programa mais centrista pouco antes das eleições realizadas no ano passado.

O ministro demissionário não é deputado do parlamento israelense (Knesset), razão pela qual sua renúncia não tem influência na coalizão governamental.

Por sua vez, Kahlón disse hoje que tinha informado ao chefe do Executivo de sua intenção de manter a pasta de Meio Ambiente com seu partido.

Na semana passada o próprio Kahlon expressou sua rejeição à nomeação de Lieberman como responsável de Defesa.

A renúncia de Gabai acontece uma semana depois que o ministro da Defesa e membro do Likud, Moshe Yaalon, anunciou sua renúncia ao cargo a sua cadeira de deputado após desavenças com Netanyahu.