Topo

Exército retoma cidade Síria após confrontos contra o EI

30/05/2016 14h06

Beirute, 30 mai (EFE).- O exército sírio recuperou nesta segunda-feira o controle total da cidade de Al Huaisis, próxima à jazida de gás de Al Shaer, no centro do país e ocupada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), segundo a agência de notícias oficial "Sana".

Uma fonte militar, citada pela agência, detalhou que unidades das Forças Armadas, respaldadas por grupos de defesa popular (milícias pró-governo), retomaram Al Huaisis, situada ao noroeste de Al Shaer, sem dar mais detalhes.

No início deste mês, o EI intensificou suas operações na província central de Homs, onde fica Al Huisis, onde conquistou esta cidade e o campo de Al Shaer.

Desde então, os soldados governamentais sírios enfrentaram os jihadistas nessa região em uma tentativa de recuperar o terreno perdido.

O retrocesso do EI em Al Huaisis coincide com uma operação militar das Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada curdo-árabe apoiada pelos EUA, no norte da província de Al Raqqa, principal reduto dos radicais no território sírio.

Desde a terça-feira passada, as FSD avançaram contra o EI e passaram a dominar 11 povoados e fazendas nessa região.