Meirelles destaca necessidade de readquirir confiança para recuperar o país

Corrige quinto parágrafo)



São Paulo, 30 mai (EFE).- O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira diante de um grupo de empresários que será necessário recuperar a confiança no país para endireitar o rumo da economia, mergulhada em uma profunda recessão.

Para Meirelles, a confiança aumentará à medida que se cumpram as propostas feitas pela equipe econômica do governo do presidente em exercício, Michel Temer, e que incluem uma forte redução dos gastos públicos.

O ministro da Fazenda especificou que o governo está oferecendo as bases para acabar com um "circulo vicioso" que contribuiu para o aumento dos gastos públicos, a elevação da inflação, a queda do investimento e o crescimento do desemprego nos últimos anos.

"Temos que fazer o que tem que ser feito de maneira eficiente. Vamos tomar as medidas que funcionam", afirmou Meirelles durante um encontro organizado pela Câmara de Comércio França-Brasil, em São Paulo.

Meirelles destacou que, em primeiro lugar, o governo deve realizar uma "avaliação realista" da situação econômica do país. Na proposta de orçamento enviada ao Congresso, a equipe de Temer previu um déficit recorde das contas públicas de R$ 170,5 bilhões.

"Não há nada precipitado, tudo será feito com rigor e realismo", disse o ministro sobre o plano econômico do governo de Temer.

Meirelles afirmou que as medidas apresentadas nas últimas semanas têm como objetivo reintegrar no mercado de trabalho aproximadamente 11 milhões de brasileiros que estão desempregados; reduzir as dúvidas dos empresários sobre o futuro de seus negócios e a incerteza dos trabalhadores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos