Hillary Clinton recebe apoio do governador da Califórnia

Washington, 31 mai (EFE).- A senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton, pré-candidata pelo Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, recebeu nesta terça-feira o apoio do governador da Califórnia, Jerry Brown, restando uma semana para as eleições primárias neste estado, o mais populoso do país e onde a vantagem sobre seu adversário, o também senador Bernie Sanders, está diminuindo.

Em carta aberta aos democratas e independentes da Califórnia divulgada hoje, Brown afirma que votará em Hillary nas primárias do dia 7 de junho porque acredita que a ex-secretária de Estado é "o único caminho" para ganhar a presidência e "deter a perigosa candidatura de Donald Trump".

O governador democrata declarou estar "muito impressionado" com o desempenho de Sanders no processo das primárias graças a sua mensagem contra a crescente desigualdade, e lembra que em 1992 ele tentou "uma campanha similar".

"Em outras palavras, a vantagem de Hillary é insuperável e os democratas mostraram - por milhões de votos - que a querem como candidata", argumentou o governador.

Segundo Brown, "há mais em jogo que simples números", já que Trump, o virtual candidato republicano à Casa Branca, prometeu "romper" o acordo climático de Paris e "deportar milhões de imigrantes".

"Não é momento para que os democratas sigam lutando entre si. A eleição geral já começou. Hillary Clinton, com sua longa experiência, especialmente como secretária de Estado, tem uma sólida compreensão dos problemas e estará preparada para liderar ao país desde o primeiro dia", concluiu o governador.

De acordo com a média das principais pesquisas de intenções de voto que faz o site "RealClearPolitics", Hillary tem hoje uma vantagem de oito pontos percentuais sobre Sanders na Califórnia (50% contra 42%).

A ex-secretária de Estado ficará um período maior na Califórnia para tentar evitar um triunfo de Sanders, que seria para ela um duro revés no final do processo das eleições primárias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos