Topo

Hillary Clinton recebe apoio do governador da Califórnia

31/05/2016 16h53

Washington, 31 mai (EFE).- A senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton, pré-candidata pelo Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, recebeu nesta terça-feira o apoio do governador da Califórnia, Jerry Brown, restando uma semana para as eleições primárias neste estado, o mais populoso do país e onde a vantagem sobre seu adversário, o também senador Bernie Sanders, está diminuindo.

Em carta aberta aos democratas e independentes da Califórnia divulgada hoje, Brown afirma que votará em Hillary nas primárias do dia 7 de junho porque acredita que a ex-secretária de Estado é "o único caminho" para ganhar a presidência e "deter a perigosa candidatura de Donald Trump".

O governador democrata declarou estar "muito impressionado" com o desempenho de Sanders no processo das primárias graças a sua mensagem contra a crescente desigualdade, e lembra que em 1992 ele tentou "uma campanha similar".

"Em outras palavras, a vantagem de Hillary é insuperável e os democratas mostraram - por milhões de votos - que a querem como candidata", argumentou o governador.

Segundo Brown, "há mais em jogo que simples números", já que Trump, o virtual candidato republicano à Casa Branca, prometeu "romper" o acordo climático de Paris e "deportar milhões de imigrantes".

"Não é momento para que os democratas sigam lutando entre si. A eleição geral já começou. Hillary Clinton, com sua longa experiência, especialmente como secretária de Estado, tem uma sólida compreensão dos problemas e estará preparada para liderar ao país desde o primeiro dia", concluiu o governador.

De acordo com a média das principais pesquisas de intenções de voto que faz o site "RealClearPolitics", Hillary tem hoje uma vantagem de oito pontos percentuais sobre Sanders na Califórnia (50% contra 42%).

A ex-secretária de Estado ficará um período maior na Califórnia para tentar evitar um triunfo de Sanders, que seria para ela um duro revés no final do processo das eleições primárias.