Bélgica já recebe solicitações de britânicos para tirar nacionalidade belga

Bruxelas, 24 jun (EFE).- A Bélgica recebeu nesta sexta-feira vários pedidos de cidadãos britânicos para adquirir a nacionalidade belga depois que o Reino Unido decidiu no referendo sobre a permanência na União Europeia (UE) pelo "brexit", ou seja, a saída do bloco, informou o site do jornal belga "Le Soir".

Em Watermael-Boitsfort, o prefeito Olivier Deleuze disse à publicação que só hoje recebeu três pedidos de britânicos para obter a cidadania, algo que qualificou como "excepcional", já que normalmente este tipo de solicitação não acontece na região.

Já em Waterloo, onde 450 cidadãos do Reino Unido moram, a prefeita Florence Reuter contabilizou cinco solicitações de interessados no passaporte belga e dezenas de perguntas de outros britânicos.

Na região de Woluwé-Saint-Pierre, Ixelles e Saint Gilles, próximas à capital do país, a tendência é a mesma, de acordo com o "Le Soir". O jornal cita o prefeito de Woluwé-Saint-Pierre, Benoît Cerexhe, por exemplo, que afirma ter atendido três casos hoje. Em Ixelles, onde a comunidade britânica não é tão grande quanto a francesa, foram emitidas 15 solicitações de informação hoje, e em Saint Gilles houve igualmente chamadas e contatos de britânicos para tirar dúvidas sobre os trâmites.

A Prefeitura de Bruxelas, no entanto, registrou apenas duas solicitações nesta sexta-feira, uma quantidade modesta se comparada aos 1.200 britânicos que lá residem, dos quais 600 já dispõem da dupla nacionalidade, segundo "Le Soir".

Os prefeitos consideram que todos esses pedidos refletem o desejo dos britânicos de preservar suas situações trabalhistas, e que muitas deles são pessoas com um emprego ligado à nacionalidade e que temem talvez perder seu posto no cenário internacional, indicou Deleuze ao jornal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos