Obama destaca relação duradoura com o Reino Unido

Em Washington

O que acontece agora?

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (24) em comunicado que respeita a decisão do povo britânico de deixar a União Europeia (UE) e afirmou que tanto o Reino Unido como a UE "vão continuar sendo parceiros indispensáveis dos EUA".

"O povo do Reino Unido falou e respeitamos sua decisão", declarou Obama em comunicado. "A relação especial entre Estados Unidos e Reino Unido é duradoura e a filiação do Reino Unido à Otan continua sendo uma pedra fundamental da política econômica, externa e de segurança dos Estados Unidos"

"Igualmente (importante) é nossa relação com a União Europeia, que fez tanto para promover a estabilidade, estimular o crescimento econômico e promover os valores e ideais democráticos em todo o continente e fora de suas fronteiras", afirmou Obama, que hoje vai fazer um pronunciamento em uma conferência de empreendedores na Califórnia.

"O Reino Unido e a União Europeia seguirão sendo parceiros indispensáveis dos Estados Unidos, inclusive quando comecem a negociar o andamento de sua relação", afirmou o presidente, que lembrou que "a estabilidade, a segurança e a prosperidade para a Europa, o Reino Unido, a Irlanda do Norte e o mundo" deverão continuar sendo asseguradas.

Obama tinha revelado seu apoio para que o Reino Unido permanecesse na União Europeia pelos benefícios econômicos e políticos da integração, assim como para as relações transatlânticas.

5 fatores que levaram ao referendo sobre a UE no Reino Unido

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos