Atentado deixa ao menos 10 mortos em cidade síria próxima da Turquia

Beirute, 27 jun (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram e outras dez ficaram feridas nesta quarta-feira em um atentado na cidade de Tel Abiad, no nordeste da Síria e próxima da fronteira com a Turquia, que é controlada pelas Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada curdo-árabe.

As "Asayish", forças de segurança curdas, informaram em comunicado que um carro-bomba explodiu por volta das 11h locais (5h de Brasília) em pleno centro da cidade, diante da Casa do Povo.

Os mortos são oito civis e dois efetivos de segurança, detalhou a nota.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) confirmou a morte de dez pessoas neste atentado e reduziu o número de feridos para nove.

Tel Abiad fica no norte da província de Al Raqqa, no nordeste da Síria e principal reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no país.

As FSD tomaram o controle de Tel Abiad do EI há um ano, uma cidade estratégica por onde passava uma importante via de provisões vindas da Turquia em direção à cidade de Al Raqqa.

O ataque acontece depois que pelo menos 36 pessoas morreram e 147 ficaram feridas ontem em um triplo atentado suicida no aeroporto Atatürk de Istambul, do qual as autoridades turcas apontam o EI como possível autor, segundo os primeiros indícios.

Hoje faz dois anos que o Estado Islâmico proclamou um califado nos territórios que controla na Síria e no Iraque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos