Topo

Hollande: Vitória de Trump seria perigosa e complicaria relação com EUA

29/06/2016 17h52

Paris, 29 jun (EFE).- O presidente da França, François Hollande, afirmou nesta quarta-feira que uma eventual vitória do candidato republicano Donald Trump na eleição para presidente dos Estados Unidos seria "perigosa" e complicaria a relação da Europa com o país.

Em entrevista ao jornal "Les Echos" que será publicada amanhã, Hollande disse que os "slogans (de Trump) diferem pouco dos da extrema direita na Europa e na França: "medo da invasão migratória, estigmatização do islã, questionamento da democracia representativa, crítica às elites, apesar de Trump, por sua fortuna, ser sua encarnação mais evidente".

O presidente da França também alertou os que "que afirmam que Donald Trump não pode ser presidente dos Estados Unidos são os mesmos que diziam que o 'Brexit' (saída do Reino Unido da União Europeia) nunca seria aprovado".

Hollande alegou que os EUA "já não querem ser a polícia do mundo" e que seu horizonte está mais no Pacífico e na Ásia do que na Europa, por isso os europeus "devem compreender isso e se organizarem em defesa, economia, política comercial e proteção de seus indústrias culturais".

Perguntado sobre a intenção da coalizão ultradireitista Frente Nacional (FN) de pedir um referendo sobre a continuidade da França na União Europeia, Hollande afirmou que a "decisão democrática sobre a Europa vai acontecer na próxima eleição presidencial", prevista para abril do ano que vem.

"A FN, que até agora queria deixar o euro, agora anuncia que fará campanha para que nosso país saia da UE, como o Reino Unido. Pois bem, em 2017 esse debate deverá ser assumido. E a experiência britânica servirá de exemplo ou, melhor, de contraexemplo", disse. EFE

er/id