Obama telefona para Erdogan e oferece "assistência" após atentado em Istambul

Em Washington

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou por telefone nesta quarta-feira (29) com o chefe de Estado da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, para oferecer suas "condolências" e "assistência" nas investigações sobre o atentado contra o aeroporto de Istambul ocorrido ontem, que deixou pelo menos 41 mortos e mais de 200 feridos.

"Esta manhã, o presidente falou por telefone com o presidente Erdogan da Turquia", afirmou Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca aos jornalistas que acompanham Obama em sua viagem a Ottawa, a capital canadense, para participar da Cúpula da América do Norte junto com os líderes de Canadá e México.

"No contexto desse telefonema", acrescentou Earnest, Obama "ofereceu assistência aos turcos nas investigações" do ataque e "para fortalecer a segurança no país".

O porta-voz afirmou que o presidente americano "também ofereceu suas profundas condolências em nome do povo dos EUA pelas vidas perdidas no atentado contra o aeroporto de Istambul".

Por enquanto, nenhum grupo reivindicou responsabilidade pelo atentado, mas o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, afirmou durante a madrugada que "os primeiros indícios apontam o Estado Islâmico (EI)" como o autor do massacre.

Earnest evitou confirmar este ponto e se limitou a assegurar que "qualquer informação que possa ser útil para a investigação turca será compartilhada" com as autoridades.

Por último, Earnest disse que, "no contexto da próxima viagem" de Obama a Varsóvia, na Polônia, para participar da Cúpula da Otan. entre os dias 8 e 9 de julho, o presidente americano terá a "oportunidade" de se reunir com os aliados, entre eles a Turquia, e poderá ter um encontro com Erdogan.

Piloto brasileiro conta como escapou de ataque na Turquia

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos