Topo

Agência jihadista assegura que suicida de Ansbach atuou a pedido do EI

25/07/2016 12h55

Cairo, 25 jul (EFE).- A agência de notícias "Amaq", vinculada ao grupo jihadistas Estado Islâmico (EI), afirmou nesta segunda-feira que o jovem suicida que ontem detonou uma bomba na cidade de Ansbach, no sul da Alemanha, atuou a pedido da organização.

"O autor da operação de martírio em Ansbach é um dos soldados do EI", afirma a agência, que acrescenta que realizou esta operação "em resposta às chamadas (do EI) de atacar os países da coalizão (internacional) que luta contra o EI" no Iraque e na Síria.

A agência emitiu um breve comunicado nas redes sociais no qual cita uma fonte de segurança anônima e não oferece mais detalhes sobre o jovem.

Por sua vez, a polícia alemã encontrou no celular do jovem um vídeo no qual ameaçava em árabe atentar na Alemanha em nome do Islã e se declarava seguidor de Abu Bakr al Bagdadi, líder do EI.

O solicitante de asilo sírio, procedente da cidade de Aleppo, no norte desse país, tinha um computador portátil com imagens de violência relacionadas com o grupo terrorista.

Além disso, os investigadores acharam diversos materiais que poderiam ser utilizados para fabricar bombas no quarto que ocupava em um albergue de Ansbach.

Segundo a autópsia, o homem de 27 anos tinha "ferimentos de guerra" nas pernas e nos pés, embora ainda esteja investigando se tinha participado de combates na Síria.

O jovem chegou à Alemanha há dois anos e sua solicitação de asilo foi rejeitada há um, por isso que deveria ser deportado à Bulgária, mas atualmente residia em um albergue de refugiados.

Contava com antecedentes policiais, tinha tentado se suicidar duas vezes e passou por tratamento psiquiátrico.

Ontem, o jovem explodiu uma bomba caseira que feriu 15 pessoas nas cercanias de um festival de música ao ar livre em Ansbach, cidade de cerca de 40 mil habitantes do estado da Baviera, no sul da Alemanha.