Parlamento da Tunísia inicia voto de confiança ao novo governo

Túnis, 26 ago (EFE).- A Assembleia de Representantes do Povo (ARP) iniciou nesta sexta-feira a sessão parlamentar do voto de confiança ao novo governo de União Nacional que se prevê rotineira, já que os dois principais partidos superam a maioria absoluta.

A sessão do parlamento tunisiano foi aberta com a presença de 176 dos 218 deputados com que conta o plenário, para votar por uma maioria absoluta de 109 o voto a favor do novo gabinete apresentado na semana passada pelo primeiro-ministro, Youssef Chahed.

O partido de centro-direita Nidaa Tounes, com 67 deputados, e os islamitas moderados de Al-Nahda, com 69, são os mais bem representados no governo, que também tem personalidades de esquerda, sindicalistas e outros pequenos partidos. O novo gabinete é composto por 26 ministros e 14 secretários de Estado, sendo que nove ministros são do gabinete que está saindo, oito são mulheres e com cinco têm menos de 35 anos.

O primeiro-ministro colocou "a guerra contra o terrorismo" como a prioridade de seu governo e "a luta contra a corrupção" como segunda prioridade, conforme seu primeiro discurso perante o parlamento. Chahed centrou nos problemas econômicos o resto de seu discurso, no qual indicou que a dívida nacional atinge 62% do PIB e a produção de fosfatos caiu 60% "por causa das múltiplas greves e levantamentos populares na bacia mineira de Gafsa".

O primeiro-ministro tunisiano acrescentou que, além do energético, outros setores como o do turismo também estão em crise provocando "uma queda do crescimento e a dificuldade do Estado a oferecer novos postos de trabalho".

O novo governo de União Nacional foi composto por uma iniciativa do chefe do Estado, Beji Caid Essebsi, em junho, em uma tentativa de atenuar as crises econômica, social e política vividas no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos