Dois candidatos se proclamam vencedores no Gabão sem resultados oficiais

Nairóbi, 28 ago (EFE).- Os dois principais candidatos às eleições presidenciais do Gabão, o presidente Ali Bongo e o opositor Jean Ping, se declararam vencedores sem que a Comissão Eleitoral Nacional (Cenap) tivesse dado algum resultado oficial, informou neste domingo a imprensa local.

A equipe de Bongo, que aspira a sair reeleito para um segundo mandato de sete anos, convocou uma entrevista coletiva no final do sábado para anunciar que tinha saído reeleito.

"Segundo as informações que nos chegam, estamos em disposição de afirmar que nosso candidato, Ali Bongo, leva a vitória. Vamos para um segundo mandato à espera de que o confirmem as instâncias pertinentes", declarou à imprensa o porta-voz de Bongo, Alain Claude Bilie-By-Nzé.

Após o anúncio, a equipe do principal candidato da oposição, Jean Ping, denunciou as manobras de Bongo e lembrou que tanto a Cenap como o Ministério do Interior tinham pedido aos candidatos que se abstivessem de anunciar resultados antes de tempo.

No texto enviado à imprensa, a equipe de Jean Ping afirmou que os resultados parciais compilados por seus delegados davam uma clara vitória ao candidato opositor com 68% dos votos, embora tenham reconhecido que só tinham dados de 40% das mesas.

Este cruzamento de declarações criou uma grande confusão no Gabão depois que o dia eleitoral deste sábado transcorreu sem incidentes, apesar da tensão registrada durante a campanha.

Segundo as previsões da Cenap, os resultados oficiais deveriam se tornar públicos na segunda-feira ou na terça-feira, embora não se descarte que haja um anúncio de resultados parciais antes.

Bongo, filho do ex-presidente Omar Bongo, que governou o Gabão entre 1967 e 2009, era o claro favorito para sair reeleito nestas eleições em primeiro turno, enquanto na última hora Ping tinha conseguido somar vários apoios decisivos entre a oposição para tentar enfrentá-lo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos