Topo

Presidente do Uzbequistão é hospitalizado

28/08/2016 11h22

(Atualiza com mais informações).

Moscou, 28 ago (EFE).- O presidente do Uzbequistão, Islam Karimov, de 78 anos, foi hospitalizado neste domingo, informou o Gabinete de Ministros do país em comunicado que não explica qual a doença sofrida pelo chefe de Estado.

"O Gabinete de Ministros da República do Uzbequistão comunica que o presidente, Islam Karimov, está hospitalizado. Na opinião dos especialistas, a avaliação e o posterior tratamento requererão algum tempo", diz a nota divulgada pela agência estatal "UzA".

Já a agência independente "Fergana.ru" indicou que Karimov pode ter sofrido um derrame cerebral durante a madrugada. "A gravidade do derrame não é conhecida. Só há informações que chegaram a Tashkent (capital do país) prestigiados médicos estrangeiros que já tinham tratado o líder uzbeque e sabem de seu estado", disse a agência.

A residência oficial do presidente, segundo a "Fergana.ru", está cercada por um triplo cordão de segurança, algo atípico inclusive nas vésperas do Dia da Independência, festa nacional realizada no dia 1º de setembro. "No entanto, em Tashkent, não se percebe nenhum reforço das medidas de segurança", acrescenta a agência.

Karimov sempre participou da cerimônia, mas agora tudo indica que não poderá estar presente devido a seu estado de saúde.

Em março, Karimov venceu sua quarta eleição presidencial após obter mais de 90% dos votos. A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) afirmou que o pleito ocorreu sem concorrentes, porque "não houve espaço para a oposição".

Karimov era ministro das Finanças quando foi promovido a primeiro-secretário do Partido Comunista do Uzbequistão, uma das 15 repúblicas da União Soviética. Depois, venceu todas as eleições realizadas no país: em 2000, com 95%, e em 2007, com 90,77%.

Em dezembro de 1991, foi eleito primeiro presidente do Uzbequistão independente e, quatro anos depois, convocou um plebiscito que prorrogou seu mandato até 2000.