Topo

Unidos Podemos pede que socialistas espanhóis busquem alternativa a Rajoy

31/08/2016 08h27

Madri, 31 ago (EFE).- O líder da coalizão esquerdista Unidos Podemos, Pablo Iglesias, pediu aos socialistas espanhóis do PSOE que busquem uma alternativa contra o líder conservador e atual chefe do Executivo interino, Mariano Rajoy, que nesta quarta-feira se submete no Congresso a uma votação para ser reeleito.

O emergente Unidos Podemos, terceira força parlamentar espanhola com 71 deputados, votará contra a renovação do mandato do presidente do Governo espanhol, segundo confirmou Iglesias.

O dirigente de Podemos argumentou a rejeição de seu voto de que um novo mandato de Rajoy seria um "desastre" para a "gente corrente", que sofreu cortes do gasto público em serviços sociais como a saúde e a educação na última legislatura de governo conservador.

Além disso, enfatizou a relação do Partido Popular com vários crimes. "Os senhores são a corrupção", disse desde a tribuna do Congresso.

Por estes motivos, Iglesias elogiou e agradeceu aos socialistas por terem sido capazes de resistir às pressões e se manter hoje em sua posição contrária a Rajoy na votação.

O líder de Unidos Podemos pediu ao líder socialista, Pedro Sánchez, que busque uma "alternativa" de governo junto a sua coalizão e o resto de forças políticas que hoje votarão contra a reeleição de Rajoy, que são, além de seu partido e os socialistas, os nacionalistas bascos e catalães.

Unidos Podemos e socialistas já tentaram um acordo do governo em março que não chegou a bom termo e aumentou a brecha entre ambas formações.

Rajoy contará hoje previsivelmente com o voto a favor dos 137 cadeiras de seu partido, mais 32 dos liberais Ciudadanos e um de uma parlamentar canária, o que representa 170 frente aos 180 contra.

Após a anunciada derrota de hoje, Rajoy se submeterá a uma segunda votação na sexta-feira, 2 de setembro, na qual serão necessários mais 'sims' do que nãos, embora é provável que também seja rejeitado.