Explosão de carro-bomba deixa 48 feridos na Turquia

Em Viena

Pelo menos 48 pessoas ficaram feridas nesta segunda-feira (12), três delas com gravidade, na explosão de um carro-bomba perto da sede do governante partido islamita AKP na cidade de Van, no sudeste da Turquia.

"Um carro-bomba explodiu no centro de Van às 10h50 (horário local). No total, 48 pessoas, 46 civis e dois policiais, ficaram feridas", afirmou o governo da província de Van em comunicado.

Várias ambulâncias foram enviadas ao local, que fica também nas proximidades do escritório de governo da província.

Besir Atalay, deputado do AKP em Van, confirmou a rede "CNNTÜRK" que não houve mortos na explosão, cujo alvo parece ter sido a sede do Partido de Justiça e Desenvolvimento (AKP) nessa cidade.

"É um lugar cheio de gente. Perto existem um posto de controle da polícia e um edifício do AKP. Os alvos foram esses locais", afirmou o deputado.

A província de Van é habitada, principalmente, por curdos. A região vive desde o ano passado em constante tensão, com operações do Exército turco contra o Partido dos Trabalhadores de Curdistão (PKK).

O ataque de hoje, cuja autoria ainda é desconhecida, acontece no primeiro dia do "Eid al-Adha", a Festa do Sacrifício, pelos muçulmanos. O Eid al-Adha lembra a história do profeta Abraão, que matou um cordeiro em vez de seu próprio filho, Ismael, segundo o Corão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos