Topo

FBI diz que não vê indícios de terrorismo em tiroteio no estado de Washington

24/09/2016 14h06

Washington, 24 set (EFE).- O FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, afirmou neste sábado que não vê indícios de terrorismo no tiroteio ocorrido na sexta-feira em um centro comercial na cidade de Burlington, no estado de Washington, e que deixou cinco mortos.

"Não há indícios de que (o ataque) tenha sido terrorismo, não temos provas para pensar nisso. Não posso descartar, mas também não posso concluir. Estamos em uma fase muito preliminar da investigação", disse um porta-voz do FBI em entrevista coletiva, acompanhado das forças policiais locais e estaduais.

Os agentes seguem à procura do suspeito, que fugiu antes que os oficiais chegassem ao local do fato. A polícia está com as imagens das câmeras de segurança que mostram um rapaz jovem, de cabelos escuros, camisa e bermuda pretas.

O tiroteio ocorreu por volta das 19h locais da sexta-feira (23h de Brasília), quando o jovem armado com uma espingarda entrou nas dependências da loja Macy's, no centro comercial Cascade, em Burlington, e abriu fogo contra alguns clientes, matando cinco pessoas.

O jovem entrou no centro comercial sem a espingarda, revelou hoje o chefe de polícia para incidentes Tom Moser. O oficial, no entanto, acrescentou que não tem explicação de como, ou onde, o jovem conseguiu a arma com a qual realizou o ataque na Macy's.

A polícia conseguiu apreender a espingarda, mas, por enquanto, não está em posição de fornecer mais informações sobre a arma, já que o suspeito segue foragido.

Ao ser perguntado sobre os rumores que indicam que suspeito teria origem hispânica, o tenente de polícia Chris Cammock, da cidade vizinha de Mount Vernon, evitou confirmar ou desmentir esses comentários.

Cammock só disse que essa era uma conclusão que algumas pessoas estavam tirando das imagens do suspeito captadas pelas câmaras de segurança do centro comercial, nas quais só é possível ver com certeza que se trata de um jovem com cabelos escuros.

Até que sejam terminadas as perícias, os agentes não vão divulgar informação sobre as vítimas, que são um homem e quatro mulheres, com idades compreendidas "entre a adolescência e a terceira idade".

Apesar de a polícia ter recebido "várias pistas" sobre o suspeito, até agora não se sabe sua identidade, nem seu possível paradeiro, muito menos como ele fugiu do local.

A última vez que o jovem foi visto, ele estava caminhando na rodovia Interestadual 5, que passa ao lado do centro comercial.

Burlington é uma cidade com cerca de 8.500 habitantes, situada 105 quilômetros ao norte de Seattle e 80 ao sul da fronteira com o Canadá.

O Departamento de Gestão de Emergências do condado de Skagit, ao qual pertence Burlington, pediu aos cidadãos que evitem transitar pela região, já que a polícia vem fazendo uma varredura há várias horas em busca do atirador.