Topo

Papa deseja que memória de Peres inspire trabalhos pela paz

28/09/2016 10h39

Cidade do Vaticano, 28 set (EFE).- O papa Francisco enviou um nesta quarta-feira um telegrama ao presidente de Israel, Reuven Rivlin, com seus pêsames pelo falecimento ontem à noite do ex-presidente israelense Shimon Peres e afirmou que quer que a memória dele "inspire todos a trabalhar cada vez com mais urgência pela paz e pela reconciliação entre os povos".

"Desejo transmitir ao senhor e a todo o povo de Israel os meus mais sentido pêsames. Lembro com carinho do tempo que passei com Peres no Vaticano e renovo meu grande apreço pelos esforços incansáveis do falecido presidente em favor da paz", diz o texto assinado pessoalmente pelo pontífice.

Francisco desejou também "que sua memória e seus muitos anos de serviço inspirem todos a trabalhar cada vez com mais urgência pela paz e pela reconciliação entre os povos".

"Desta maneira, seu legado verdadeiramente será honrado e o bem comum pelo que tão diligentemente trabalhou encontrará novas expressões para uma humanidade que se esforça por avançar no caminho em direção a uma paz duradoura", afirma Francisco.

O pontífice prometeu suas orações "para todos os que choram" a perda do ex-presidente, e "especialmente para a família Peres". O telegrama termina com a invocação de bênçãos de consolo e de força para toda a nação.

Francisco se reuniu com Shimon Peres em 8 junho de 2014, quando rezaram juntos nos jardins do Vaticano um momento de oração organizado pelo pontífice. No Vaticano se reunião então o papa, Peres e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, em um evento inédito no qual foi "invocada" a paz no conflito israelense-palestino.

Depois deste encontro, Peres voltou a visitar o Vaticano em setembro de 2014, e a última vez em junho deste ano, quando falaram do sonho de criar uma espécie de "ONU" das religiões.