Topo

Rússia acusa oposição síria de usar escudos humanos em Aleppo

29/09/2016 10h40

Moscou, 29 set (EFE).- A Rússia acusou nesta quinta-feira a oposição síria de usar escudos humanos em seus ataques contra as tropas governamentais de Bashar al Assad em Aleppo, e também de causar temor na população civil e de bloquear o fornecimento de água potável para essa cidade.

"Diariamente são registrados em Aleppo dezenas de tiroteios de terroristas contra áreas residenciais. A tática dos extremistas é atacar sob a proteção de escudos humanos formados pela população civil", denunciou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.

As milícias, de acordo com a diplomata, "bloqueiam as saídas de Aleppo Oriental de todas as formas possíveis para impedir que os civis abandonem a cidade pelos corredores humanitários".

O porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, acusou por sua vez os Estados Unidos de liderarem na Síria uma "internacional terrorista" que se faz passar pela oposição moderada que luta contra o regime de Assad.

O general russo respondeu dessa maneira às advertências feitas ontem pelo porta-voz do Departamento de Estado americano, John Kirby, que disse que a Rússia sofrerá com atentados terroristas em seu território e "seguirá mandando para casa seus militares em sacos para corpos".

"As máscaras caíram. Essas palavras são uma confissão aberta de que toda a oposição que combate na guerra civil da Síria é na realidade uma internacional terrorista controlada pelos EUA", disse Konashenkov.

O secretário de Estado americano, John Kerry, ameaçou ontem suspender a cooperação bilateral russo-americana em relação à Síria se Moscou não agisse "imediatamente" para acabar com a ofensiva em Aleppo.

Os EUA consideram a Rússia como responsável pela ofensiva que está causando um grande número de vítimas civis, mas Moscou alega que a trégua de uma semana conseguida em 9 de setembro foi declarada inválida pelo exército sírio devido às contínuas violações do cessar-fogo por parte dos grupos de oposição.