Topo

Espanha quer colaborar com Brasil em obras de infraestrutura do PIL

24/11/2016 12h27

Madri, 24 nov (EFE).- O ministro de Fomento espanhol, Íñigo da Serna, ofereceu nesta quinta-feira ao ministro de Transportes, Mauricio Quintella, a possibilidade de empresas espanholas colaborem no desenvolvimento dos planos de infraestruturas previstos pelo governo brasileiro, que lançou 34 concessões e privatizações.

De fato, com a criação do Programa de Investimento em Logística (PIL), o Brasil está apostando no desenvolvimento de grandes projetos, principalmente através de concessões, que conta com investimento estimado R$ 196 bilhões, indicou nesta quinta-feira o Ministério de Fomento da Espanha.

O PIL contempla a construção de 7,5 mil quilômetros de ferrovias, assim como diferentes projetos de melhorias do transporte urbano e a modernização da rede aeroportuária, entre outros.

Nas infraestruturas, a proposta prevê a privatização de quatro aeroportos, além da concessão de três ferrovias, três estradas e dois portos.

Em relação às rodovias, o plano é fazer a licitação de dois trechos de estradas em São Paulo até o final do ano.

Atualmente, as empresas espanholas trabalham na ampliação do metrô e do Rodoanel em São Paulo, além da construção de diques no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), entre outros projetos.

Por sua vez, a empresa estatal de engenharia Ineco está presente desde 1983 no Brasil, onde já realizou 28 projetos e atualmente está trabalhando em seis.

Mauricio Quintella realizou uma visita à Espanha, onde ontem participou de um fórum de investimento com o ministro das Relações Exteriores, José Serra, e outros membros do governo, como Moreira Franco (secretário do Programa de Parceria de Investimentos) e Fernando Coelho (ministro de Minas e Energia), junto a personalidades espanholas.