Topo

Putin entrega passaporte russo a Steven Seagal

25/11/2016 17h10

Moscou, 25 nov (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, entregou nesta sexta-feira o passaporte russo ao ator americano Steven Seagal, que se soma a outras celebridades com cidadania russa, como o ator francês Gérard Depardieu.

"Quero felicitá-lo e expressar a esperança de que este pequeno gesto seja um símbolo da gradual normalização de nossas relações bilaterais", disse Putin, segundo a imprensa local.

Putin ressaltou que desde o início a Rússia garantiu que a concessão da cidadania a Seagal, no começo de novembro, era um ato que estava absolutamente à margem da política.

Após essas palavras, o chefe do Kremlin pediu ao ator e especialista em artes marciais que assinasse a primeira página do passaporte, já que, caso não o fizesse, "não é válido", argumentou.

"Muito obrigado", respondeu em russo Seagal após assinar o documento.

Seagal, que também tem cidadania sérvia, afirmou que é uma honra ser recebido no Kremlin por Putin, que se mostrou interessado em manter contato com o ator agora que pode viajar livremente à Rússia.

Nos últimos anos, Seagal viajou à Rússia em várias ocasiões, em particular à Crimeia, cuja anexação pela Rússia defendeu publicamente, apesar de os Estados Unidos considerarem a península como território ucraniano.

Seagal, de 64 anos e republicano declarado, é um grande admirador de Putin, a quem descreveu como "um de maiores líderes mundiais".

Além disso, os dois compartilham o gosto pelas artes marciais, embora Putin pratique judô, enquanto o novo cidadão russo prefere outras disciplinas, como o caratê e o aikido, que aprendeu durante sua estadia no Japão.

Os avôs paternos do ator, que têm raízes em Belarus e Ucrânia, são judeus de São Petersburgo, cidade de origem de Vladimir Putin, e, de fato, mudaram o sobrenome Siegelman para Seagal.

No ano passado, Steven Seagal foi convidado a participar da parada militar na Praça Vermelha de Moscou, na qual foi comemorado o 70º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista.