Topo

May admite que "Brexit" apresenta assuntos "muito complexos"

27/11/2016 07h44

Londres, 27 nov (EFE).- A primeira-ministra britânica, Theresa May, admitiu que a preocupação pelas futuras negociações sobre o "Brexit", a saída do Reino Unido da UE, não a deixam dormir porque há assuntos "muito complexos" pela frente.

"Neste trabalho, não há tempo para dormir", disse May em entrevista publicada neste domingo pelo jornal "The Sunday Times", na qual afirmou que o país enfrenta "um momento de mudança" e de "desafio".

"Quero assegurar que o que fazemos permitirá que o Reino Unido funcione para todos e que saiamos e criemos um novo papel no mundo depois do 'Brexit'", declarou May, cujos comentários são similares à promessa que fez ao assumir o poder em julho para atender as necessidades de toda a população.

De acordo com a governante, é possível "fazer (do 'Brexit') um sucesso, mas estes são assuntos realmente complexos e é preciso conseguir o melhor acordo possível para o Reino Unido".

Ao se referir às difíceis decisões que precisa tomar como primeira-ministra, May ressaltou que se pergunta se está fazendo bem as coisas, pois "se souber que está fazendo o certo, você tem a segurança e a energia" para defender o que for decidido.

Para tomar decisões, May disse que olha "as provas, trabalha sobre os argumentos porque tem que pensar nas consequências involuntárias".

A primeira-ministra também lembrou da infância e destacou o apoio que recebe do marido, Philip, que inclusive a ajuda a escolher a roupa e os acessórios que deve levar.

"Ele me apoia em tudo o que eu faço, mas também entende que sou eu que preciso fazer isso e tenho assessores ao meu redor", analisou.

May já informou que ativará o artigo 50 do Tratado de Lisboa antes de finais de março de 2017, o que inicia um período de negociações de dois anos sobre os termos da saída. Sendo assim, o Reino Unido pode estar fora do bloco europeu em 2019. Os britânicos votaram a favor de sair da UE no referendo feito no dia 23 de junho. EFE

vg/vnm