Topo

Resultados preliminares dão vitória a Jovenel Moise nas eleições do Haiti

29/11/2016 04h14

Porto Príncipe, 28 nov (EFE).- O candidato do Partido Haitiano Tet Kale (PHTK), Jovenel Moise, ganhou com 55,67% dos votos as eleições presidenciais do Haiti, realizadas no último dia 20, segundo os resultados preliminares divulgados na segunda-feira pelo Conselho Eleitoral Provisório (CEP).

Jude Célestin, candidato da Liga Alternativa pelo Progresso e Emancipação Haitiana (Lapeh), ficou em segundo lugar com 19,52% dos votos, enquanto Moise Jean-Charles, da Plataforma dos Filhos de Dessalines, obteve 11,04%, e Maryse Narcisse, do partido Família Lavalas, com 8,99%.

Se esses resultados preliminares forem confirmados, não precisará que aconteça o segundo turno, previsto para janeiro de 2017, por Jovenel Moise ter conseguido mais de 50% dos votos neste primeiro turno.

Haiti realizou no último dia 20 suas eleições nem nenhum relato de problemas e que ocorrerem no meio da emergência causada pela passagem do furacão Matthew no mês passado e após um ano de crise política com a anulação do pleito de outubro do ano passado, por conta de supostas irregularidades.

Nas eleições presidenciais do ano passado que foram canceladas, Jovenel Moise teve 32,81% dos votos, enquanto Jude Célestin obteve 25,27% dos votos.