Topo

Socialista Igor Dodon toma posse como presidente da Moldávia

23/12/2016 12h28

Moscou, 23 dez (EFE).- O socialista Igor Dodon tomou posse como presidente da Moldávia nesta sexta-feira em cerimônia solene realizada na Grande Sala do Palácio da República.

"Juro usar todas minhas forças e conhecimento em prol do florescimento da República da Moldávia, respeitar a Constituição e as leis do país (e) defender a democracia, os direitos fundamentais do homem, a soberania, independência e integridade territorial da Moldávia", pronunciou Dodon com a mão direita sobre um exemplar da Carta Magna moldávia.

A seguir, o novo presidente da Moldávia beijou a bandeira nacional e recebeu os distintivos que credenciam sua condição de chefe de Estado, segundo informaram veículos de imprensa russos desde Chisinau, a capital moldávia.

A cerimônia de posse aconteceu em reunião conjunta dos membros do parlamento e do Tribunal Constitucional, à qual assistiram representantes do corpo diplomático credenciados nessa antiga república soviética e vários convidados estrangeiros.

Dodon, de 41 anos, venceu em 13 de novembro no segundo turno a candidata da centro-direita, Maia Sandu, com 52,1% dos votos no primeiro pleito presidencial direto em 20 anos.

Desde 1996, a eleição do chefe do Estado tinha sido prerrogativa do parlamento.