Topo

Coreia do Norte prepara outro teste nuclear para os próximos meses, diz Seul

24/12/2016 01h55

Seul, 24 dez (EFE).- A Coreia do Norte prepara um novo teste nuclear para os próximos meses, assinalaram neste sábado as autoridades sul-coreanas a partir da atividade detectada nas instalações atômicas norte-coreanas e do testemunho de um desertor de alto nível desse país.

O Serviço Nacional de Inteligência de Seul observou "contínua atividade humana e de veículos" na base de Punggye-ri, onde o regime liderado por Kim Jong-un fez seus dois últimos testes atômicos em janeiro e setembro, segundo a agência sul-coreana "Yonhap".

O diretor do serviço, Lee Byoung-ho, afirmou que Pyongyang está "preparada para realizar um novo teste atômico a qualquer momento" e que só espera para fazê-lo "em função da situação política da Coreia do Sul e dos Estados Unidos", segundo disse em discurso para o comitê do Parlamento sul-coreano.

Na mesma linha, o desertor norte-coreano Thae Yong-ho, ex-número dois da delegação de Pyongyang em Londres, afirmou hoje que seu país prepara um novo teste nuclear que aconteceria por volta das próximas eleições na Coreia do Sul.

Pyongyang enviou documentos a todas suas delegações no exterior onde se informa dos preparativos para o futuro teste, explicou Thae no antes citado comitê parlamentar sul-coreano de inteligência.